Entre em nosso grupo
2
Política
Aplicativo e-Título utiliza dados do GPS para confirmar que eleitor não está no domicílio eleitoral
Continua depois da publicidade
Justificativa remota pode ser feita pelo aplicativo e-Título | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
O eleitor que não estiver na cidade onde vota neste domingo (6/10), dia do primeiro turno das Eleições de 2024, pode justificar a ausência pelo celular, sem a necessidade de ir à seção eleitoral.
Continua depois da publicidade
A função está disponível no aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral Brasileira, disponível nas plataformas Android e iOS. A confirmação é feita com dados do GPS do celular, provando que o eleitor está longe do seu local de votação.
Só pode acessar o aplicativo quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.
O primeiro passo é baixar o e-Título na loja do sistema operacional de seu celular. Ao acessar pela primeira vez, o eleitor precisa digitar CPF e dados pessoais, como data de nascimento e nome dos pais. Serão feitas perguntas pelo aplicativo para confirmar a identidade.
Continua depois da publicidade
Quem já usou o e-Título em eleições passadas pode ter configurado o perfil para só liberar acesso após reconhecimento facial ou biometria. Caso não tenha utilizado o aplicativo recentemente, será solicitada a criação de uma nova senha.
Após fazer o login, clique em Mais Opções, na parte de baixo da tela inicial. Na tela seguinte, clique na quinta opção: Justificativa de Ausência. O aplicativo solicitará acesso ao GPS do celular, clique em Permitir. Não será necessário anexar documentos.
O aplicativo confirmará que a justificativa de ausência foi realizada com sucesso.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade