Entre em nosso grupo
2
Política
Sistema para celulares permite consulta ao local de votação, justificativa de ausência e outros serviços
Continua depois da publicidade
Aplicativo e-Título vale como documento oficial para votar | Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
Nas eleições municipais deste ano, o aplicativo e-Título será válido como único documento para votar caso o eleitor já tenha biometria cadastrada. Mas é preciso que o cidadão baixe o aplicativo até sábado (5/10), pois não será possível baixá-lo neste domingo. Além disso, devido à suspensão, também é necessário atualizar a aplicação antes do dia da votação.
Continua depois da publicidade
Com o aplicativo é possível consultar o local de votação e o número da seção eleitoral, justificar o voto, acessar e emitir guias para o pagamento de multas e autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral.
O aplicativo voltará à disponibilidade para download na segunda-feira (7/10), dia seguinte à eleição. No dia 27 de outubro, data do segundo turno, o aplicativo também será suspenso para novos downloads.
O e-Título está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. Caso seja a primeira vez do usuário acessando o aplicativo, será necessário preencher perguntas de segurança e criar uma senha de acesso ao e-Título, que deve conter entre oito a 70 caracteres alfanuméricos.
Continua depois da publicidade
Todos os eleitores podem conferir o local de votação pelo aplicativo e-Título. Para isso, devem fazer o login, usando o CPF ou número do Título de Eleitor, e clicar na opção “Onde votar”, no menu inferior.
Na página inicial do aplicativo, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deve acessar “Mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência” para fazer o pedido.
No dia da eleição, não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência. O histórico de justificativas anteriores pode ser acessado diretamente no aplicativo, que registra os pleitos nos quais a eleitora ou o eleitor esteve ausente.
Continua depois da publicidade
Caso a eleitora ou o eleitor não faça a justificativa no dia da eleição, terá até o dia 5 de dezembro para justificar o voto do primeiro turno de forma on-line.
O processo pode ser feito pelo Sistema Justifica ou pelo aplicativo e-Título. Também é possível fazer o procedimento presencialmente, em cartório eleitoral. Em todas as opções, é necessário enviar a documentação que comprove o motivo da ausência.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade