Entre em nosso grupo
2
Política
Há dois vereadores em São Paulo que estão perto de completar quatro décadas na Câmara; saiba qual é o limite
Continua depois da publicidade
Há dois vereadores que já estão há 36 anos na Câmara de São Paulo | Julio Zerbatto/Folha Press/Folhapress
Há dois vereadores em São Paulo candidatos à reeleição que podem chegar a 40 anos seguidos com uma Cadeira na Câmara da cidade. Isso acontece porque os parlamentares não têm limites de candidaturas.
Continua depois da publicidade
Ou seja, senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores podem se reeleger indefinidamente, sem limite de número de mandatos. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Arselino Tatto (PT) foi eleito pela primeira vez em 1988 e nunca mais deixou de ser vereador na Capital – atualmente, está em seu nono mandato.
Ele chegou à Casa inicialmente no ano em que Luiza Erundina (então no PT) se tornou prefeita na Capital, e desde então ocupou seu espaço na Câmara nas gestões de Paulo Maluf, Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra, Gilberto Kassab, Fernando Haddad, João Doria, Bruno Covas e Ricardo Nunes.
Continua depois da publicidade
O outro parlamentar que busca quatro décadas à frente do legislativo paulistano é Gilson Barreto (MDB). O candidato, hoje no mesmo partido do prefeito Ricardo Nunes, se elegeu no atual mandato pelo PSDB, mas fez parte da debandada de vereadores tucanos após o partido se recusar a apoiar a reeleição de Nunes.
Além de Arselino e Barreto, os dois mais longevos que buscam se reeleger são Aurélio Nomura (PSD) e Paulo Frange (MDB). O primeiro está há 32 anos no cargo, e o segundo ocupa uma cadeira na Câmara Municipal há 28 anos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade