A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 02 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Com votos de PT e PL, Hugo Motta é eleito presidente da Câmara

Deputado do Republicanos da Paraíba vai comandar a Casa pelos próximos dois anos

Bruno Hoffmann

01/02/2025 às 19:05  atualizado em 01/02/2025 às 19:17

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Hugo Motta é o novo presidente da Câmara dos Deputados

Hugo Motta é o novo presidente da Câmara dos Deputados | Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1º/2) presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar vai ficar no comando da Casa pelos próximos dois anos. 

Continua depois da publicidade

Ele conquistou 444 votos, contra  22 para o Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e 31 para Marcel Van Hattem (Novo-RS), Aos 35 anos, o paraibano é o mais jovem a ocupar o posto.

Mais cedo, o Senado também escolheu o presidente da Casa pelos próximos dois anos. O escolhido foi Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que já havia liderado o Senado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quem é Hugo Motta

Apesar da pouca idade, Motta está em seu quarto mandato como deputado federal. 

Continua depois da publicidade

Ele é conhecido pelo perfil discreto, mas pessoas próximas dizem que se trata de um ótimo articulador nos bastidores. Ele atua alinhado ao setor financeiro, ao agronegócio e mantém bom diálogo com a bancada evangélica.

O parlamentar discursou na Câmara antes do início da votação. Em sua fala, ele afirmou que manteria a independência dos poderes.

"Nos últimos meses, tenho conversado com cada um de vocês pessoalmente, ouvindo as demandas, as propostas de cada um. Juntos, vamos fortalecer institucionalmente a Câmara, manter sua autonomia e independência em relação aos demais poderes", prometeu.

Continua depois da publicidade

Na atual legislatura, Motta foi suplente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), titular da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e suplente da CPI que investigou fraudes nas Americanas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados