A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 22 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Cidades do interior de SP terão novas eleições municipais; entenda os motivos e quais são elas

Eleitores de dois municípios precisarão voltar as urnas para escolher um novo prefeito

Yasmin Gomes

21/02/2025 às 18:43  atualizado em 21/02/2025 às 18:57

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Poderão votar na nova data, pessoas com situação regular no cadastro eleitoral e com domicílio no respectivo município

Poderão votar na nova data, pessoas com situação regular no cadastro eleitoral e com domicílio no respectivo município | Agência Brasil

Eleitores de duas cidades do interior de São Paulo terão que voltar às urnas eleitorais para novas Eleições no dia 6 de abril deste ano. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e anunciada nesta sexta-feira (21/2).

Continua depois da publicidade

Por que novas Eleições?

Os novos pleitos serão realizados, pois em dezembro do ano passado, os prefeitos eleitos dos dois municípios foram condenados pelo tribunal.

No município de Eldorado, a cerca de 254 quilômetros de São Paulo, as eleições foram remarcadas após o registro de candidatura de Elói Fouquet, da coligação Novos Rumos (Cidadania, PSDB e PDT), ser indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

A Justiça eleitoral reconheceu a inelegibilidade de Fouquet devido a uma condenação por ato doloso de improbidade administrativa. Segundo o órgão, a conduta do candidato “importou dano ao erário [cofres públicos] e enriquecimento ilícito de terceiro”.

Continua depois da publicidade

Elói foi eleito com 2.422 votos, ou 30,02% dos votos válidos. A disputa no município foi bastante acirrada, com Doutor Galindo (PSD) recebendo 2.137 votos (26,49%), Dra Débora Menezes (PT), com 1.761 votos (21,83%), e Wagner de Zetinho (União Brasil), com 1.747 votos (21,66%).

Já em Neves Paulista, a cerca de 483 quilômetros da capital, a candidatura de Reginaldo Paulino da Silva, da coligação Renova Neves (Podemos, PL e União Brasil) foi indeferida.

Segundo o TRE-SP, Reginaldo foi condenado por furto qualificado privilegiado e cumpriu sua pena em 16/4/2020, motivo pelo qual se configurou a inelegibilidade, visto que o candidato precisa esperar oito anos após o cumprimento da pena para concorrer ao cargo.

Continua depois da publicidade

Reginaldo Guinu (PL) venceu disputa acirrada contra Professor Edson (Republicanos) por 32 votos de diferença (2.020 x 1.988). 

Como vai funcionar

Segundo o TRE, as convenções para a escolha das candidaturas e dos candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito e a formação de coligações serão realizadas entre 27 de fevereiro e 4 de março. O registro poderá ser feito em até três dias depois.

A propaganda eleitoral será permitida a partir de 8 de março de 2025. O eleitor que não participou de Eleições passadas pode votar nas disputas municipais se tiver justificado a ausência no último pleito.

Continua depois da publicidade

Muita gente pensa que para votar é necessário levar o título de eleitor, mas, na verdade, basta apresentar um documento oficial com foto, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Poderão votar na nova data, pessoas com situação regular no cadastro eleitoral e com domicílio no respectivo município até 6 de novembro de 2024. Veja o que pode e o que não pode levar na hora de votar.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados