A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Cidade da Grande São Paulo lidera em vereadores eleitos do PL no Brasil

Com quase 50% da Câmara, partido domina política em município da região metropolitana da capital paulista

Bruno Hoffmann

30/10/2024 às 11:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Prefeito Eduardo Boigues foi eleito com votação recorde em Itaquaquecetuba

Prefeito Eduardo Boigues foi eleito com votação recorde em Itaquaquecetuba | Divulgação

A cidade de Itaquaquecetuba elegeu 9 vereadores do PL de um total de 19 cadeiras da Câmara Municipal da cidade da Grande São Paulo. Com isso, se tornou o município com o maior número de vereadores eleitos da sigla no Estado e o segundo do País – proporcionalmente, porém, lidera também nacionalmente.

Continua depois da publicidade

A Câmara de Maceió, a capital de Alagoas, elegeu 11 parlamentares do PL, mas a Casa legislativa tem 27 vagas.  Ou seja, representa 40,74% dos vereadores. A bancada do PL em Itaquá é de 47,37%, quase metade.

O próximo município paulista em que a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro foi mais bem votada em números absolutos é a Capital e Biritiba Mirim. O ranking revela que o partido teve votação forte no Nordeste. Veja:

  • Maceió (AL) - 11 vereadores
  • Itaquaquecetuba - 9 vereadores
  • Igarapé do Meio (MA), Amparo (PB) e Lajes Pintadas (RN) - 8 vereadores
  • Satubinha (MA), Biritiba Mirim (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Riacho de Santana (RN), Rio de Janeiro (RJ, Santa Cruz (PB), Santa Cruz (RN), São Gonçalo (RJ), Venha-Ver (RN), São Paulo (SP) - 7 vereadores
  • Belo Horizonte (MG), Emas (PB), Ibiara (PB), Parari (PB), Pedra Branca (PB), São José do Brejo do Cruz (PB), Londrina (PR), Nova Friburgo (RJ), Encanto (RN), Macaíba (RN) e Balneário Camboriú (SC) - 6 vereadores

Prefeito líder de votos

O partido é o mesmo do prefeito Delegado Eduardo Boigues, que foi reeleito neste ano com 91,70% dos votos válidos. Essa foi a maior votação do Brasil para o Executivo no primeiro turno entre cidades com possibilidade de segundo turno.

Continua depois da publicidade

Boigues disse, em contato com a Gazeta, que o sucesso do PL no município se deve à estrutura do partido.

“Estou muito satisfeito no PL. Fui muito bem acolhido pelo presidente nacional, Valdemar Costa Neto, que nos concedeu todas as condições de trabalho para disputarmos a eleição de 2024”, afirmou ele.

A gestão de Boigues também deve ser facilitada pela quantidade de vereadores que estão em sua base de apoio. Das 19 cadeiras da Câmara, 17 serão formadas por vereadores da coligação que reelegeu o prefeito.

Continua depois da publicidade

Itaquá terá apenas 2 parlamentares na oposição.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados