A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 25 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Cidade do ABC Paulista quer seguir modelo japonês de reciclagem e lixo zero

Secretário fez intercâmbio e trouxe como exemplo a reciclagem de painéis solares, isopor, roupas e outros resíduos

Hebert Dabanovich

25/02/2025 às 11:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Secretário trouxe exemplos do Japão para sustentabilidade da cidade

Secretário trouxe exemplos do Japão para sustentabilidade da cidade | Reprodução/Facebook

A cidade de Rio Grande da Serra, no ABC Paulista, poderá adotar soluções sustentáveis em breve.

Continua depois da publicidade

Isso se deve a uma viagem realizada por Flávio Nakaoka, secretário adjunto da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SeClima).

Ele fez um intercâmbio para o Japão e trouxe como exemplo a reciclagem de painéis solares, isopor, roupas e outros resíduos, que hoje são enviados para aterros, mas podem ser transformados em matéria-prima para novos produtos.

A viagem foi financiada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que estuda a possibilidade de firmar parceria com a cidade em projetos ambientais.

Continua depois da publicidade

Nakaoka visitou empresas e ONGs especializadas em reciclagem e economia circular. A Ecowood é um exemplo citado; ela fabrica pisos ecológicos misturando restos de madeira com plástico de garrafas PET.

Segundo o secretário, em entrevista ao Diário do Grande ABC (DGABC), a cidade de Kitakyushu é um exemplo de inovação sustentável, apoiando startups que criam soluções circulares.

Lá, conforme informações do jornal, painéis solares são desmontados e reaproveitados como matéria-prima, enquanto roupas são direcionadas para a indústria automobilística.

Continua depois da publicidade

Além disso, a cidade conseguiu destinar 60% dos resíduos orgânicos para compostagem, combinando com as podas de árvores, e alcançar uma taxa de reciclagem de 20%, segundo a entrevista do secretário ao DGABC.

Programa Recicla RGS

A gestão de Akira Auriani (PSB) lançou recentemente o programa Recicla Rio Grande, iniciativa que conta com o suporte da iniciativa privada, doações e ONGs para recolher resíduos recicláveis e materiais de descarte mais complexo, como vidros de esmalte, pilhas, roupas, calçados e outros classificados como classe II – ou seja, não perigosos, mas que exigem um descarte correto para evitar impactos ambientais.

De acordo com Nakaoka, a cidade buscará apoio da Jica no médio e longo prazo para viabilizar novos projetos com investimento internacional.

Continua depois da publicidade

Flávio ainda afirmou que a disciplina dos japoneses quanto ao descarte correto de resíduos chama a atenção. Saiba como identificar o que é orgânico e o que é reciclável.

O secretário adjunto conheceu um aterro marítimo altamente controlado e observou de perto o sistema de descarte e coleta ponto a ponto, no qual os moradores percorrem pequenas distâncias para depositar seus resíduos em lixeiras comunitárias.

“Tudo com dias determinados para cada tipo de resíduo e, em algumas cidades, há a obrigatoriedade de se escrever o nome no saco de lixo com cores diferentes para cada tipo de resíduo. Estes sacos contribuem para subsidiar os custos na destinação dos resíduos.”

Continua depois da publicidade

Na visão do secretário adjunto, ao contrário do que ocorre no Japão, sem leis mais rígidas, fiscalização eficiente e um plano estruturado de educação ambiental nas escolas, as cidades continuarão enfrentando desafios com o descarte irregular de resíduos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados