Entre em nosso grupo
2
Política
Ciclovia dos Bandeirantes foi anunciada por Doria em março de 2022, mas projeto até agora sequer terminou de ser avaliado
Continua depois da publicidade
O governador João Doria durante anúncio do projeto da Ciclovia dos Bandeirantes | Divulgação/Governo de SP
Em março de 2022, o então governador João Doria (à época no PSDB) lançou o projeto da primeira ciclovia de longa distância em rodovia no Brasil, a Ciclovia dos Bandeirantes, na rodovia dos Bandeirantes. Dois anos depois, porém, o projeto segue apenas em estudo, sem sair do papel.
Continua depois da publicidade
A novidade teria aproximadamente 57 quilômetros de extensão, e ligaria a Capital ao município de Itupeva.
Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), porém, ainda não está confirmado sequer que o projeto será iniciado.
“A CCR AutoBAn está avaliando a viabilidade do projeto, interesse público, aspectos de segurança viária e as definições de prioridades do Estado”, informou a agência nesta semana, após contato da Gazeta.
Continua depois da publicidade
O atual governador paulista é Tarcísio de Freitas (Republicano).
Nas palavras de Doria, a ciclovia ligaria a Capital ao então recém-criado Distrito Turístico Serra Azul, em Itupeva, com aproximadamente 57 quilômetros de extensão.
Na ocasião, o governador também autorizou a destinação de R$ 4,2 milhões para obras de pavimentação asfáltica da rodovia Waldomiro Bertassi e de melhorias na infraestrutura urbana de Itupeva.
Continua depois da publicidade
“São Paulo vai ganhar a maior e mais completa ciclovia do Brasil, com a geração de mil empregos diretos durante a sua implantação. Uma grande opção para o esporte, para o lazer e para a mobilidade”, disse o governador.
Vídeo de projeto anunciado por João Doria/Reprodução/Governo de SP
A execução das obras da nova ciclovia ficaria a cargo da concessionária CCR AutoBan, integrante do Programa de Concessões Rodoviárias, sob regulação da Artesp.
O objetivo era o de melhorar a mobilidade entre a região metropolitana de São Paulo e a região metropolitana de Jundiaí, além de auxiliar os municípios às margens das rodovias Bandeirantes e Anhanguera.
Continua depois da publicidade
Neste trecho da SP-348, o projeto funcional prevê a construção de uma ciclovia totalmente segregada da rodovia – entre os quilômetros 13+800 e 71 da Rodovia dos Bandeirantes (Shopping SerrAzul), em trechos do canteiro central e do gramado lateral.
O valor estimado apresentado pelo projeto funcional chegava a R$ 219 milhões.
A proposta Doria previa ainda a instalação de seis passarelas para transposição na rodovia – que permitirão que o ciclista possa acessar a ciclovia sem a necessidade de atravessar a rodovia. Também seriam viabilizados sete pontos de apoio, com acesso aos postos de serviços, e a nova sinalização de alerta aos usuários.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade