A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Ciclovia de longa distância prometida por Doria não sai do papel

Ciclovia dos Bandeirantes foi anunciada por Doria em março de 2022, mas projeto até agora sequer terminou de ser avaliado

Bruno Hoffmann

02/08/2024 às 15:37  atualizado em 02/08/2024 às 15:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O governador João Doria durante anúncio do projeto da Ciclovia dos Bandeirantes

O governador João Doria durante anúncio do projeto da Ciclovia dos Bandeirantes | Divulgação/Governo de SP

Em março de 2022, o então governador João Doria (à época no PSDB) lançou o projeto da primeira ciclovia de longa distância em rodovia no Brasil, a Ciclovia dos Bandeirantes, na rodovia dos Bandeirantes. Dois anos depois, porém, o projeto segue apenas em estudo, sem sair do papel.

Continua depois da publicidade

A novidade teria aproximadamente 57 quilômetros de extensão, e ligaria a Capital ao município de Itupeva.

Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), porém, ainda não está confirmado sequer que o projeto será iniciado.

“A CCR AutoBAn está avaliando a viabilidade do projeto, interesse público, aspectos de segurança viária e as definições de prioridades do Estado”, informou a agência nesta semana, após contato da Gazeta.

Continua depois da publicidade

O atual governador paulista é Tarcísio de Freitas (Republicano).

Como era o projeto

Nas palavras de Doria, a ciclovia ligaria a Capital ao então recém-criado Distrito Turístico Serra Azul, em Itupeva, com aproximadamente 57 quilômetros de extensão.

Na ocasião, o governador também autorizou a destinação de R$ 4,2 milhões para obras de pavimentação asfáltica da rodovia Waldomiro Bertassi e de melhorias na infraestrutura urbana de Itupeva.

Continua depois da publicidade

“São Paulo vai ganhar a maior e mais completa ciclovia do Brasil, com a geração de mil empregos diretos durante a sua implantação. Uma grande opção para o esporte, para o lazer e para a mobilidade”, disse o governador.

Vídeo de projeto anunciado por João DoriaVídeo de projeto anunciado por João Doria/Reprodução/Governo de SP

A execução das obras da nova ciclovia ficaria a cargo da concessionária CCR AutoBan, integrante do Programa de Concessões Rodoviárias, sob regulação da Artesp.

O objetivo era o de melhorar a mobilidade entre a região metropolitana de São Paulo e a região metropolitana de Jundiaí, além de auxiliar os municípios às margens das rodovias Bandeirantes e Anhanguera.

Continua depois da publicidade

Valor de R$ 219 milhões

Neste trecho da SP-348, o projeto funcional prevê a construção de uma ciclovia totalmente segregada da rodovia – entre os quilômetros 13+800 e 71 da Rodovia dos Bandeirantes (Shopping SerrAzul), em trechos do canteiro central e do gramado lateral.

O valor estimado apresentado pelo projeto funcional chegava a R$ 219 milhões.

A proposta Doria previa ainda a instalação de seis passarelas para transposição na rodovia – que permitirão que o ciclista possa acessar a ciclovia sem a necessidade de atravessar a rodovia. Também seriam viabilizados sete pontos de apoio, com acesso aos postos de serviços, e a nova sinalização de alerta aos usuários.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados