A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 11 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Campanella nega volta de São Caetano ao Consórcio ABC em encontro de prefeitos

Tite Campanella disse que o modelo do Consórcio do Grande ABC 'já se esgotou'; prefeitos das 7 cidades da região se encontraram nesta quarta

Bruno Hoffmann

30/10/2024 às 17:07  atualizado em 30/10/2024 às 19:34

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Prefeitos eleitos do Grande ABC se reuniram em almoço nesta quarta

Prefeitos eleitos do Grande ABC se reuniram em almoço nesta quarta | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O prefeito eleito de São Caetano do Sul, Tite Campanella (PL), negou ter a pretensão de que a cidade volte a integrar o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Todos os outros mandatários eleitos da região ou estão no consórcio ou pretendem voltar a participar do grupo.

Continua depois da publicidade

A afirmação foi feita à Gazeta na tarde desta quarta (30/10), quando todos os prefeitos eleitos do ABC se reuniram para um encontro em um restaurante de São Bernardo do Campo. Participaram do evento os novos chefes do Executivo de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

O que disse o prefeito

“Sou contra a volta de São Caetano, porque sou contra o modelo que o consórcio adotou hoje. Um dos objetivos da conversa é estreitar o relacionamento com os novos prefeitos e ver uma solução boa para a região”, afirmou Campanella, eleito com quase 60% dos votos válidos.

“É um modelo que já se esgotou”, disse ainda.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, só seria possível pensar em um novo modelo de consórcio se o governo paulista tivesse um papel ativo no grupo.

O que é o Consórcio ABC

O propósito da entidade é unir municípios da região para conseguirem melhorias de forma conjunta tanto com o governo estadual quanto com o federal.

Em 2022, as cidades de São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires oficializaram a saída do Consórcio Intermunicipal do ABC por considerarem o modelo obsoleto, mas logo depois Ribeirão Pires retornou.

Continua depois da publicidade

Atualmente, apenas São Caetano e São Bernardo permanecem fora. O prefeito eleito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), porém, afirmou que pretende devolver a cidade ao consórcio.

“Fiz um compromisso durante a campanha eleitoral de voltar, comigo prefeito, ao Consórcio Intermunicipal”, afirmou ele nesta quarta.

Almoço sem mudança de ideia

Ao fim do almoço entre os prefeitos, a reportagem da Gazeta questionou se os outros prefeitos o fizeram mudar de ideia.

Continua depois da publicidade

“Não fizeram, não. Foi uma conversa muito bacana, muito produtiva, trocamos experiências. A gente vai continuar conversando, trocando experiências e rediscutindo o modelo do consórcio”, garantiu.

Além de Campanella e de Lima, participaram do almoço os prefeitos eleitos de Mauá (Marcelo Oliveira, do PT), de Santo André (Gilvan, PSDB), de Diadema (Taka Yamauchi, do MDB), de Rio Grande da Serra (Akira Auriani, PSB) e de Ribeirão Pires (Guto Volpi, do PL).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados