Entre em nosso grupo
2
Política
Com 98,20% dos votos apurados, cenário não pode mais ser alterado
Continua depois da publicidade
Candidatos a prefeitura de Piracicaba Barjas Negri e Helinho Zanatta | Reprodução/Facebook
Em Piracicaba, a disputa pelo cargo de prefeito será em segundo turno, entre Barjas Negri (PSDB) e Helinho Zanatta (PSD). As urnas do município ainda não foram 100% apuradas pela Justiça Eleitoral, porém, não há mais possibilidade de mudança deste cenário.
Continua depois da publicidade
O ex-prefeito Barjas Negri, da coligação "Piracicaba merece o melhor" (Federação PSDB-Cidadania, PDT e MDB), liderou com folga a disputa neste domingo (6/10), mas não fez votos suficientes para vencer no primeiro turno. Helinho Zanatta, da coligação Desenrola Piracicaba (PRD, Mobiliza, Novo, Agir, PSB, União Brasil, Solidariedade e PSD), garantiu a presença no segundo turno.
Na sequência aparecem os candidatos Alex Madureira (PL) com 23,66% dos votos, Professora Bebel (PT) com 6,33%, Paulo Campos (PODE) com 4,47%, Luciano Almeida (PP) com 2,42%, Edvaldo Brito (AVANTE) com 0,43% e Vinicius Bena (PCB) com 0,29%.
Barjas Negri é político, professor de Ensino Superior e tem 73 anos. Formado em Economia pela Unimep, é mestre e doutor em Economia pela Unicamp. Começou a carreira política nos anos 1980, como secretário de Educação de Piracicaba e já exerceu diversos cargos públicos até chega a Ministro da Saúde, em 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso.
Continua depois da publicidade
Foi prefeito de Piracicaba por três mandatos, sendo eleito em 2004 e reeleito em 2008. Presidiu o Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE) entre 2013 e 2016, ano em que venceu mais uma eleição a prefeito. Em 2020, tentou a reeleição, mas foi derrotado no segundo turno por Luciano Almeida.
Helio Donizete Zanatta é deputado estadual, empresário e tem 61 anos. Começou no agronegócio e passou pelos setores de autopeças, alimentação e serviços diversos.
Entrou na vida pública como vice-prefeito de Charqueada em 1997. Disputou e venceu as Eleições de 2000, como candidato a prefeito de Charqueada, e foi reeleito em 2004. Voltou a disputar Eleições em 2012, desta vez, como candidato a prefeito de São Pedro. Foi eleito e reeleito em 2016. Zanatta foi eleito deputado estadual em 2022.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade