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Lula, Tarcísio e outras lideranças políticas durante anúncio relacionado ao Túnel Santos-Guarujá | Mauricio de Souza/Diário do Litoral
O evento em Santos, no litoral de São Paulo, com a participação do presidente Lula (PT) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta quinta (27/2), para o lançamento do edital para a construção do Túnel Santos-Guarujá, iniciou uma disputa entre simpatizantes de cada um dos políticos pelas redes sociais.
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Nas postagens de diferentes portais de notícias, inclusive da Gazeta e do Diário do Litoral, usuários “puxam a sardinha” para o seu mandatário favorito. As obras, na verdade, serão feitas em conjunto entre os governos federal e estadual.
“Acredito só no Tarcísio” e “parabéns, Tarcísio” são algumas das postagens na publicação de um vídeo de ambos juntos no litoral. Outras já dizem: “parabéns, presidente” e “valeu, meu presidente”.
A menor parte das respostas trata de outros temas sem ser elogiar um ou outro pelo futuro túnel.
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A licitação do primeiro túnel submerso de grande extensão do Brasil e o maior da América Latina tem uma disputa de paternidade que dura anos.
Os governos estadual e federal discutem desde 2023 quem será o autor da obra, com custo estimado de R$ 6 bilhões. Ao fim, o investimento será compartilhado entre as duas esferas e a iniciativa privada, que também fará a construção, operação e manutenção da via.
Ambos os políticos se encontraram nesta quinta no Parque Valongo, em Santos, para anunciar o lançamento do edital para a construção da estrutura.
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Com 1,5 quilômetros de extensão – sendo 870 metros imersos –, a obra contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.
Diariamente, 78 mil pessoas utilizam a ligação entre Santos e Guarujá. Nas nove cidades da Baixada Santista, esse número chega a 2 milhões, considerando a travessia por balsa e a ligação rodoviária.
Hoje, o tempo de travessia pela balsa varia entre 20 minutos e duas horas, dependendo das condições. Com a construção do túnel, o percurso rodoviário levará menos de dois minutos.
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No evento, também está previsto o anúncio de um financiamento de R$ 2,4 bilhões do BNDES para a fase 1 da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo, além da celebração do Acordo de Recuperação Definitiva do Fundo de Pensão Portus e a renovação do Convênio de Delegação do Porto de São Sebastião.
Outro destaque será a assinatura de um acordo extrajudicial coletivo entre as autoridades portuárias patrocinadoras e o Instituto Portus, mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
O acordo, que envolve valores em litígio de R$ 5 bilhões, representa um avanço para a garantia de direitos trabalhistas, beneficiando pensionistas e reduzindo passivos das Administrações Portuárias.
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Também será assinada a renovação antecipada da delegação do Porto Organizado de São Sebastião por mais 25 anos, estendendo sua vigência de 2032 para 2057.
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