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Márcio França durante ato relacionado ao túnel entre Santos e Guarujá | Reprodução
O ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), elogiou nesta quinta-feira (27/2) a parceria entre o presidente Lula (PT) e o governador Tarcísio de Freitas na construção do túnel entre Santos e Guarujá. Ele destacou, porém, que obra poderia atrasar caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguisse privatizar o Porto de Santos.
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A afirmação ocorreu durante o lançamento do edital para a construção do Túnel Santos-Guarujá, com a participação do presidente e do governador – esse último é aliado político de Bolsonaro e sempre defendeu a privatização do Porto.
“A ideia do governo anterior é que o porto fosse vendido para um particular, e na descrição da concorrência estava escrito quem ganhasse a concorrência faria a construção do túnel em sete anos”, afirmou ele, olhando para Lula.
“Então o senhor antecipou em cinco anos, no mínimo”, completou França, que é ex-prefeito de São Vicente, também na Baixada Santista.
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Pelas imagens, é possível ver que Lula olha para o ministro durante a fala, enquanto Tarcísio se vira, para falar com outra pessoa.
A licitação do primeiro túnel submerso de grande extensão do Brasil e o maior da América Latina tem uma disputa de paternidade que dura anos.
Os governos estadual e federal discutem desde 2023 quem será o autor da obra, com custo estimado de R$ 6 bilhões. Ao fim, o investimento será compartilhado entre as duas esferas e a iniciativa privada, que também fará a construção, operação e manutenção da via.
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Ambos os políticos se encontraram nesta quinta no Parque Valongo, em Santos, para anunciar o lançamento do edital para a construção da estrutura.
Com 1,5 quilômetros de extensão – sendo 870 metros imersos –, a obra contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.
Diariamente, 78 mil pessoas utilizam a ligação entre Santos e Guarujá. Nas nove cidades da Baixada Santista, esse número chega a 2 milhões, considerando a travessia por balsa e a ligação rodoviária.
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Hoje, o tempo de travessia pela balsa varia entre 20 minutos e duas horas, dependendo das condições. Com a construção do túnel, o percurso rodoviário levará menos de dois minutos.
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