Entre em nosso grupo
2
Política
Capital paulista tem 9.322.444 de eleitores aptos a votar no Estado
Continua depois da publicidade
Cobertura em tempo real do 2º turno das Eleições 2024 | Arte/Gazeta de S.Paulo
17h - Votação encerrada. A divulgação da contagem dos votos do 2º turno para os cargos de prefeito e vice-prefeito começa agora, às 17h. A Gazeta vai divulgar os prefeitos eleitos das 18 cidades do Estado, assim como o resultado das capitais. Confira!
Continua depois da publicidade
16h - Atenção eleitor! Falta apenas 1h para o encerramento do período eleitoral.
15h30 - O presidente do diretório municipal do PT em São Paulo, Laércio Ribeiro, e do estadual, Kiko Celeguim, disseram que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deveria ser preso após associar o candidato Guilherme Boulos (PSOL) ao crime organizado, na manhã deste domingo (27/10).
14h30 - O candidato a vice-prefeito, coronel Mello Araújo (PL), votou acompanhado do prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), na Escola Estadual Profa. Benedita Ribas F. Silveira, no Parque São Jorge, zona leste de São Paulo.
Continua depois da publicidade
14h10 - A Polícia Militar realizou um flagrante de compra de votos na zona norte da capital e apreendeu uma quantia em espécie. Até o momento, não há informações sobre o valor e se alguém foi preso. O caso será registrado no 72° Distrito Policial da Vila Penteado.
14h - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou por volta das 13h30 no Colégio Madre Alix, na zona sul de São Paulo.
13h30 - Até o momento, 40 urnas precisaram ser substituídas, 23 na capital e 17 no interior, equivalente a 0,08% do total.
Continua depois da publicidade
13h - O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT), votou no Jardim Paulistano, na zona oeste de São Paulo, neste domingo.
12h30 - A Justiça Eleitoral deferiu pedido de liminar contra Ricardo Nunes (MDB) feito pela Coligação Amor por São Paulo e Guilherme Boulos (PSOL) neste domingo por propaganda irregular.
12h15 - A candidata a vice-prefeita na chapa de Guilherme Boulos (PSol), Marta Suplicy (PT), votou na manhã deste domingo (27/10), no Colégio Madre Alix, no Jardim Paulistano, zona oeste da São Paulo.
Continua depois da publicidade
12h - Não deseja escolher nenhum representante? Entenda a diferença entre o voto branco e nulo.
11h30 - O vice-presidente Geraldo Alckmin votou em colégio particular no Jardim Colombo, na zona sul de São Paulo.
11h10 - A Polícia Federal divulgou que 11 suspeitos foram detidos e dois inquéritos instaurados por crimes eleitorais até as 10h50 deste domingo.
Continua depois da publicidade
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, votou no Colégio Catamarã, no bairro de Moema, na zona sul de São Paulo, na manhã deste domingo.
11h - Na Universidade Santo Amaro (Unisa), em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, a situação é tranquila. Eleitores não notaram muita sujeira de candidatos no chão no entorno da universidade.
10h50 - No dia das eleições é permitida a manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação, desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.
Continua depois da publicidade
10h15 - Ricardo Nunes (MDB) também votou na manhã deste domingo, por volta das 10h15, na Escola Estadual Dom Duarte Leopoldo e Silva, no bairro do Socorro, na zona sul de São Paulo.
Nunes estava com a mulher, Regina Nunes, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Tomás Covas, filho de Bruno Covas, que morreu em maio de 2021, como prefeito da cidade.
10h10 - O Candidato Guilherme Boulos (PSOL) votou, por volta de 9h50 deste domingo, no CEU Campo Limpo, na zona sul da capital. Ele estava com a vice Marta Suplicy (PT), com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, além de sua mulher e filhas.
Continua depois da publicidade
10h - A Escola Estadual Antônio Caputo, que fica na rua Marcílio Conrado, 280, no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, ficou sem energia nesta manhã de eleições. Eleitores relatam caos.
Os candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) disputam o cargo de prefeito na capital paulista e esperam reverter a alta abstenção do 1º turno: 27%, mais de 2,5 milhões de votos.
Se ainda tiver dúvidas sobre o que pode ou não fazer para votar no 2º turno das Eleições 2024, a Gazeta te explica o que é necessário.
Continua depois da publicidade
9h30 - A instituição de ensino Mackenzie, no Higienópolis, um dos colégios com maior número de eleitores na Capital, cerca de 23 mil, está com movimentação tranquila. A Capital possui 11 mil locais de votação em todo o Estado e dois mil somente na capital paulista.
9h - Após um primeiro turno com ruas cobertas por santinhos de candidatos a vereador e a prefeito, o segundo turno começa praticamente livre dos papéis espalhados no entorno dos locais de votação nesse início de manhã.
A prática de espalhar santinhos e outros materiais impressos pelas ruas na véspera e no dia da votação é um crime eleitoral, que pode, inclusive, trazer punições para os próprios candidatos.
Continua depois da publicidade
8h45 - O TSE realiza testes de autenticidade em mais de 20 urnas para verificar a integridade da votação, na manhã deste domingo (27/10). Auditoria ocorre durante todo o período de votação.
Se o eleitor não conseguir votar por algum motivo, precisa justificar o voto. Saiba como justificar o voto online, caso não esteja em sua cidade de votação.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá viajar para São Bernardo do Campo para votar neste segundo turno. A recomendação foi médica, após sofrer um acidente em casa. Ele é o presidente mais velho em exercício, e completa 79 anos neste domingo.
Continua depois da publicidade
8h30 - Votação está tranquila e ocorre normalmente nas 18 cidades do estado de São Paulo.
O eleitor que não votou no primeiro turno pode comparecer normalmente às urnas no segundo e votar no candidato escolhido. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem faltou na primeira rodada “pode e deve” comparecer às urnas neste segundo turno.
Ao todo 106 mil mesários trabalham desde às 8h da manhã. Os eleitores podem votar com um documento com foto, ou com o aplicativo do e-Título, que poderia ter sido baixado até este sábado (26/10).
8h - As urnas eletrônicas estão abertas para votação. O transporte público é gratuito neste domingo de eleições. Quem não sabe ou não lembra o número do representante a ser escolhido pode conferir aqui.
Cerca de 9 milhões de eleitores de São Paulo votam neste domingo (27/10) em um dos representantes que querem eleger como prefeito da maior cidade do País.
As seções eleitorais abriram às 8h e fecham às 17h. Os eleitores precisam levar um documento com foto ou mostrar o aplicativo do e-Título, que poderia ser baixado até este sábado (26/10).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade