Entre em nosso grupo
2
Política
Segundo turno das eleições será neste domingo em 51 municípios espalhados pelo Brasil
Continua depois da publicidade
e-Título vale como documento oficial para votar | Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
Se você precisa saber onde vota ou deseja denunciar alguma irregularidade nas campanhas eleitorais, há uma boa notícia: esses e outros serviços estão disponíveis em aplicativos e sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Continua depois da publicidade
Criados para facilitar o acesso às informações sobre as eleições municipais, esses recursos podem ser acessados do celular e são totalmente gratuitos.
Neste domingo (27/10), eleitores de 51 cidades brasileiras, incluindo 15 capitais, deverão retornar às urnas, entre 8 e 17 horas, horário unificado em todo o Brasil, para escolher os prefeitos que atuarão nos próximos quatro anos.
São Paulo, inclusive, tem o maior número de eleitores aptos a votar no segundo turno.
Continua depois da publicidade
Ao usar um smartphone, tablet ou computador, é possível consultar a seção eleitoral, conferir orientações sobre o processo de votação e acompanhar os resultados ao vivo.
As plataformas oferecem suporte para dúvidas comuns, consulta de informações, envio de denúncias sobre irregularidades em campanhas e acesso a dados importantes sobre as eleições 2024.
e-Título: o aplicativo oferece a versão digital do título eleitoral, com dados como zona, seção, situação cadastral e certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Eleitores que já cadastraram suas digitais podem usá-lo como identificação no dia da votação. Baixe ao aplicativo aqui.
Continua depois da publicidade
Pardal: essa ferramenta permite que os eleitores denunciem propagandas eleitorais irregulares. As denúncias são encaminhadas ao juízo eleitoral para análise. Acesse aqui.
Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade): o Siade recebe denúncias de desinformação e conteúdos enganosos veiculados na internet. Eleitores podem reportar notícias falsas relacionadas às eleições. Acesse neste link.
Mesário: voltado para o treinamento de mesários, este app oferece suporte antes e durante a votação, além de cursos online. Baixe aqui.
Continua depois da publicidade
Boletim na Mão: o aplicativo permite a leitura do QR Code presente no Boletim de Urna, gerando uma cópia digital que pode ser armazenada no celular ou tablet. O aplicativo também está disponível para Android e iOS. Acesse aqui.
Resultados: o aplicativo permite acompanhar os resultados da eleição em tempo real, em cada município. Uma versão também está disponível no Portal do TSE. O aplicativo pode ser baixado neste link.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade