Entre em nosso grupo
2
Polícia
Ocorrência na Grande São Paulo foi registrada no dia 11 de novembro, mas só veio a público na manhã desta terça
Continua depois da publicidade
Imagens foram obtidas com exclusividade pelo Bom Dia SP, da TV Globo, e mostram a abordagem violenta | Reprodução
A Polícia Civil investiga a morte de um homem agredido por agentes da ViaMobilidade na estação de trem de Carapicuíba, da Linha 8-Diamante, na região metropolitana de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A ocorrência foi registrada no dia 11 de novembro deste ano, mas só veio a público na manhã desta terça-feira (3/12). As imagens foram obtidas com exclusividade pelo Bom Dia SP, da TV Globo.
O jornal teve acesso exclusivo às imagens do circuito interno da estação que mostram o rapaz, aparentemente desorientado, na área das catracas. Em outra imagem, o rapaz tenta passar por baixo da catraca.
As imagens ainda mostram que o homem levou uma rasteira de um dos agentes da concessionária. Em seguida, é chutado por outro homem, identificado como agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que estaria à paisana. Confira no vídeo abaixo:
Continua depois da publicidade
Depois disso, os seguranças da estação arrastaram a vítima pelas pernas.
Em outro momento, em uma área interna da estação, os agentes perceberam que ele estava inconsciente e tentaram reanimá-lo com massagem cardíaca.
Continua depois da publicidade
No fim do vídeo, é possível ver que uma equipe do SAMU chegou para fazer o resgate. O rapaz morreu no hospital.
O boletim de ocorrência foi registrado como morte súbita sem causa determinante aparente e morte acidental no 1° Distrito Policial de Carapicuíba. Entretanto, o laudo pericial do Instituto Médico Legal (IML) de Osasco concluiu que a morte foi por asfixia mecânica em decorrência de esganadura.
Em nota enviada ao "G1", a ViaMobilidade disse que lamenta profundamente a morte do rapaz e que repudia qualquer forma de violência. Informou também que abriu uma sindicância interna para apurar o caso e que os agentes envolvidos foram preventivamente afastados das funções.
Continua depois da publicidade
Já a Secretaria da Segurança Pública disse que as imagens foram analisadas pela polícia e que intimou os envolvidos para novos depoimentos. Afirmou ainda que o registro inicial da ocorrência pode mudar diante de novas evidências.
A reportagem da Gazeta também divulgou um vídeo que mostra o momento em que um policial militar joga um homem do alto de uma ponte em um córrego, na zona sul de São Paulo, na noite desta segunda-feira (2/12). A violência chocou a população e autoridades do Estado.
Nas imagens, é possível ver três policiais em cima da ponte, enquanto um deles levanta uma moto e a encosta na mureta.
Continua depois da publicidade
Em seguida, aparece um quarto policial segurando o homem abordado. Na sequência, o policial pega o rapaz pela blusa e o joga do alto da ponte no rio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade