Entre em nosso grupo
2
Polícia
Polícia Civil conseguiu recuperar 16 mil celulares em São Paulo e na Baixada Santista nesta semana
Continua depois da publicidade
Parte dos celulares recuperados pela Polícia Civil de São Paulo | Divulgação/Polícia Civil de São Paulo
Duas ações da Polícia Civil entre o último sábado (4/1) e esta quinta-feira (9/1) conseguiram recuperar mais de 16 mil celulares furtados ou roubados em São Paulo e na Baixada Santista. Leia mais abaixo como é possível ter o aparelho de volta.
Continua depois da publicidade
De acordo com as autoridades, os itens apreendidos apresentavam indícios de furto e roubo, e não possuíam comprovação de origem. Os aparelhos eram utilizados em comércios para conserto ou revenda de peças para abastecer o mercado ilegal.
Em ambas as operações, 39 pessoas que participavam dessa rede de receptação foram presas em flagrante.
Na primeira ação, em 4 de janeiro, 275 celulares foram apreendidos. Dois dias depois, os agentes deflagraram a segunda fase da operação em lojas da região central de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Cerca de 8,3 mil aparelhos sem nota fiscal ou comprovação de origem foram recolhidos. Trinta e duas pessoas foram presas. A operação contou com mais de 480 policiais, 213 viaturas, um drone e uma aeronave.
Em outra ação realizada por agentes que atuam na Baixada Santista, na quinta-feira (9/1), 8,1 mil celulares foram apreendidos em comércios das cidades de Santos, Bertioga, Guarujá e Cubatão.
Os investigadores, agora, analisam a origem dos aparelhos e tentam identificar os verdadeiros donos por meio do código IMEI.
Continua depois da publicidade
As buscas são realizadas a partir dos boletins de ocorrência registrados por vítimas de furto ou roubo de celulares, que também informam a localização em tempo real do celular.
Desse modo, a Polícia Civil tenta estabelecer a relação entre os crimes e as lojas que supostamente revendem os aparelhos subtraídos.
“Inicialmente, os dispositivos são submetidos a perícia técnica e investigados pelo setor de inteligência. Após essa identificação, os policiais verificam se houve registro da ocorrência e entram em contato diretamente com as vítimas para agendar a devolução do celular de forma segura”, informou a Polícia Civil, em nota.
Continua depois da publicidade
Por isso, é fundamental registrar um boletim de ocorrência em caso de furtos e roubos desse tipo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade