Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Quadrilha é especializada no roubo de carros-fortes | Divulgação/Governo de SP
Uma operação para desarticular uma quadrilha envolvida em roubos a carros-fortes e transportadoras foi desencadeada na manhã desta segunda-feira (16/12) pelas Polícias Civil, Militar e Federal, com o Ministério Público.
Continua depois da publicidade
Até o momento desta publicação, a polícia já havia apreendido oito veículos de alto valor, como Audi, Q3 e Jeep Compras, entre outros, feito 11 prisões temporárias e apreendido quatro armas de fogo. Além disso, três prisões em flagrante.
Mais de R$ 1,7 milhão também foi apreendido, assim como um apartamento bloqueado judicialmente. Os valores em espécie ainda não foram contabilizados integralmente, assim como veículos, armamento, munições e celulares.
Ainda em andamento, esta é a segunda fase da operação, denominada Caracará, que começou após uma série de crimes ocorridos na região de Ribeirão Preto, quando uma quadrilha interceptou um veículo na rodovia Cândido Portinari, no dia 9 de setembro deste ano.
Continua depois da publicidade
Cerca de 400 agentes atuam nesta segunda no cumprimento de 15 mandados de prisão temporárias e 48 de busca e apreensão em 17 cidades do estado de São Paulo. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio e apreensão de bens, incluindo imóveis, veículos e ativos financeiros dos alvos.
A primeira fase da ação ocorreu no dia 4 de outubro, para cumprimento de mandados de busca e apreensão na comunidade de Paraisópolis, na capital paulista, e em Praia Grande. Um fuzil, uma pistola e drogas foram apreendidos.
O suspeito, que reagiu e foi baleado, e uma mulher eram foragidos da Justiça e utilizavam documentos falsos. Ela e uma terceira pessoa que estava no local foram presos em flagrante.
Continua depois da publicidade
Outro alvo foi preso no dia 24 de outubro em São Paulo. Ele estava com fuzis, munições, itens e petrechos utilizados pela quadrilha, mapas da cidade de Praia Grande, além de drogas e material utilizado no tráfico.
Um grupo com cerca de 12 assaltantes bloqueou a via, interceptou e explodiu um carro-forte na tentativa de roubar o dinheiro. Após entrarem em confronto com as autoridades, os criminosos fugiram.
No dia 11 de novembro, os assaltantes entraram em ação novamente e foram perseguidos por três viaturas do 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), na rodovia Joaquim Ferreira, no interior de São Paulo.
O confronto resultou em cinco mortes, três suspeitos, um policial militar e um motorista de caminhão, segundo informações do Governo do Estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade