Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mais de 30 carros de luxo foram apreendidos pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) | Divulgação/SSP
Mais de 30 carros de luxo foram apreendidos pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) nesta quinta-feira (13/2) durante a operação Riqueza Ilusória, que mira uma quadrilha especializada em estelionato e lavagem de dinheiro.
Continua depois da publicidade
As equipes foram às ruas cumprir 12 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão em endereços ligados aos envolvidos em oito cidades do estado, sendo a maioria na Grande São Paulo.
Cinco suspeitos foram presos, e as buscas continuam. Além dos veículos, computadores e documentos foram apreendidos.
O grupo é investigado também por falsidade documental, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e organização criminosa.
Continua depois da publicidade
Segundo o delegado Estevão Castro, responsável pela operação, as investigações começaram em maio do ano passado após denúncia de adulteração de documento de transferência de veículo.
Os investigadores conseguiram identificar o líder do esquema criminoso. Ele foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em setembro, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão.
Os celulares, computadores e anotações apreendidos na ocasião levaram os policiais aos demais envolvidos.
Continua depois da publicidade
Os investigadores descobriram ainda que a organização tinha ligação com tráfico de drogas e outros delitos.
O delegado disse que no começo deste ano foi instaurado um novo inquérito policial para apurar esses crimes, não só envolvendo o líder, mas as demais pessoas ligadas a ele. Após isso, pediu a expedição dos mandados à Justiça.
O dono de uma loja de carros de luxo em Alphaville também está entre os presos na ação desta quinta. Ele é suspeito de lavar o dinheiro obtido com as ações ilegais da quadrilha.
Continua depois da publicidade
Os suspeitos foram encaminhados à Dise de Carapicuíba, onde permaneceram presos e à disposição da Justiça. A Polícia Civil continua as buscas por outros envolvidos, assim como com as investigações para esclarecer a dinâmica dos crimes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade