Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
No total, 6.867 suportes operacionais serão empregados, incluindo viaturas, cavalos, cães, embarcações e drones | Divulgação/Governo de SP
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) intensificou suas operações de segurança para o Carnaval 2025, garantindo a proteção dos foliões em todo o estado.
Continua depois da publicidade
Com um público estimado de 25 milhões de pessoas, sendo 16 milhões na capital paulista, a corporação mobilizou um efetivo expressivo e adotou medidas estratégicas para manter a ordem durante a festividade.
Neste ano, o Carnaval ocorrerá nos dias 3 e 4 de março. Na capital paulista terão 767 blocos e 860 desfiles pelas ruas, um número recorde para a cidade.
Segundo dados da prefeitura de São Paulo, até o ano passado, o maior número de blocos inscritos havia sido 644, em 2020.
Continua depois da publicidade
Enquanto multidões aproveitam para se jogar na folia, há quem prefira escapar da animação e dos locais mais movimentados. Por isso, a Gazeta separou sete hotéis para descansar e aproveitar a data.
Durante os oito dias da Operação Carnaval, cerca de 160 mil policiais militares serão empregados, com uma média diária de 20 mil agentes atuando nas ruas. Dentre esses, 14 mil estarão diretamente empenhados no policiamento, enquanto 6 mil prestam apoio exclusivo para a segurança dos foliões.
No total, 6.867 suportes operacionais serão empregados, incluindo viaturas, cavalos, cães, embarcações, drones e 15 helicópteros Águia, garantindo suporte aéreo, terrestre e marítimo para o policiamento.
Continua depois da publicidade
Para garantir a segurança do público, a PMESP montou uma ampla infraestrutura na capital, incluindo:
Além disso, 17.226 câmeras de monitoramento foram integradas ao sistema de segurança, incluindo 207 drones para vigilância aérea.
Com a previsão de 10 milhões de pessoas no litoral paulista e 9,5 milhões de veículos transitando nas rodovias, a PMESP reforçou a fiscalização nas estradas e praias. A segurança nas regiões litorâneas contará com 1.500 bombeiros, 550 viaturas, 45 embarcações e 350 guarda-vidas atuando em 85 praias.
Continua depois da publicidade
Em 2024, houve uma queda de 46% nos casos de furto e roubo de celulares, em comparação ao Carnaval de 2020. A tendência de redução também foi observada nos roubos gerais na capital.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade