Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Mesmo com a temperatura mais baixa, é possível se divertir nos destinos de praia do litoral paulista
Continua depois da publicidade
Um dos destinos mais procurados nas férias de verão, São Sebastião pode ser uma surpresa agradável nos dias mais frios do ano | Turismo/São Sebastião
O inverno está chegando e as temperaturas mais baixas começam a predominar, o que faz muita gente descartar o litoral como destino de lazer e diversão no período. Contudo, segundo especialistas, é possível se divertir nos destinos de praia mesmo com os dias mais frios, para isso bastam pesquisa e flexibilidade.
Continua depois da publicidade
“A pessoa deve considerar o que ela procura da cidade, o que quer do passeio e buscar informação. Certamente, no inverno, a praia está mais vazia e, por ser baixa temporada, os preços são melhores, tanto de bares e restaurantes, como de hospedagem. Por outro lado, há espaços que só funcionam na alta temporada. Ou seja, há vantagens e desvantagens em ir na praia durante o inverno”, observa o agente de viagens Ziomar Santos.
A CVC Corp, um dos maiores grupos de viagens da América Latina, reforça a visão de Ziomar. Por meio de nota, a empresa também destaca a questão dos preços e dá algumas dicas do que é possível fazer no litoral paulista nos dias mais frios.
“Praia é sempre uma ótima opção de viagem e pode ser sim uma possibilidade inclusive no inverno. E não somente no Nordeste, que tem calor o ano todo. No Litoral Paulista, por exemplo, as cidades da região apostam no ecoturismo e em passeios culturais para atrair turistas no período, especialmente os que buscam diversão em contato com a natureza. Uma vantagem de quem visita a região nesse período é que não há aglomeração, já que há menos turistas, e os preços também ficam mais convidativos que na época do verão”, diz a empresa.
Continua depois da publicidade
São Sebastião
Um dos destinos mais procurados nas férias de verão, São Sebastião pode ser uma surpresa agradável nos dias mais frios do ano. Isso porque a cidade conta com gastronomia variada e opções de passeios, que, inclusive, são melhores apreciados no inverno, como a temporada de observação das baleias.
De acordo com a Secretaria de Turismo da cidade, as baleias viajam cerca de 4 mil quilômetros para se reproduzirem em águas mais quentes, ficando na região até agosto. O avistamento das espécies, que chegam a 16 metros de comprimento, pode ser feito em passeios programados por operadoras de turismo da região.
A saída é do centro de São Sebastião, no deck de embarcação flutuante. O público fica cerca de seis horas em alto mar à espera da aparição das gigantes e toda movimentação ocorre em torno das áreas onde há registros da permanência dos animais.
Continua depois da publicidade
A região conta ainda com diversas trilhas, que podem ser acessadas nesta época do ano, além das festas regionais. Em junho, por exemplo, começa a Festa do Padroeiro São José, que chega à sua 10ª edição.
No sétimo mês do ano, também há diversos festivais, a exemplo do Festival do Camarão, no dia 9 de julho no Bairro São Francisco; o Arraiá Caiçara, no dia 14 de julho, que acontece no centro de São Sebastião, e a Festa do Sagrado Coração de Jesus, no mesmo dia, em Boiçucanga.
Em 2023, ainda em julho, uma novidade: a primeira edição do Rota Gourmet, que irá reunir o melhor da cozinha caiçara. O evento, que espera atrair os amantes de boa comida, contará com 50 restaurantes participantes localizados entre as praias de Juréia e Toque-Toque. Cada restaurante terá um preço fixo em três categorias de pratos: alcatrazes – pratos sofisticados com ingredientes selecionados; atobá – pratos que priorizam a assinatura regional da culinária; e gaivota – exclusivamente preparados com ingredientes da região.
Continua depois da publicidade
Santos
A cidade de Santos é outra que oferece muita opção para quem a visita nos meses mais frios do ano.
Entre as atrações, a Prefeitura destaca: subir o Monte Serrat para se ter uma vista 360 graus de Santos e região, passear pelo Centro Histórico, onde encontram-se a linha turística do bonde, o Museu Pelé, o Museu do Café, a Casa do Artesão, e ainda é possível realizar visitas monitoradas ao Paço e conhecer igrejas históricas, como o Santuário Santo Antônio do Valongo e o Conjunto do Carmo, além do Museu de Arte Sacra.
Na região da orla, também é indicado o Aquário da cidade e o Novo Quebra Mar, que agora conta com espaço de reverência à cultura japonesa. Outra atração muito apreciada durante o inverno na cidade é conhecer as cervejarias artesanais e degustar um pouco de sua produção com a Rota da Cerveja Artesanal, passeio realizado por operadoras particulares.
Continua depois da publicidade
Nos meses mais frios do ano, a cidade conta ainda com diversos festejos, como a Festa Inverno, que tem quermesse e shows, e o Festival Santos Café, que ocorre, geralmente, no feriado de 9 de julho.
Guarujá
A Prefeitura do Guarujá também investe bastante para atrair os turistas nos meses mais frios do ano. Na programação organizada pelo município, há atrações circenses, festejos de inverno com shows e comidas típicas e o festival de balonismo, que além dos balões conta com barracas de comidas e shows.
A cidade tem ainda diversos pontos turísticos, que vão além das praias. O Mirante das Galhetas, com piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar, é um exemplo, bem como o Mirante da Campina, com vista panorâmica da Praia da Enseada, e o Aquário Acqua Mundo, que agora permite mergulhar com os animais.
Continua depois da publicidade
Os hotéis do município também preparam programação especial para esta época do ano. No Doral Guarujá, o restaurante La Vieiras passa a oferecer um cardápio especial de inverno, que inclui, entre outras coisas, um festival de fondue. Já o Casa Grande Hotel Resort & Spa, além do festival de fondue, que acontece em um terraço, com lareira e piano ao vivo, tem ainda promoções para a utilização do spa e do beach club, e uma apresentação dos concertos Candlelight, que acontece à luz de velas, no dia 10 de junho.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade