Entre em nosso grupo
2
Em destaque
O projeto 'Menstruação sem Tabu' tem o objetivo de criar políticas de prevenção e combate à pobreza menstrual no estado de São Paulo
Continua depois da publicidade
Governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos) | Divulgação/Governo de SP
O governador Tarcísio de Freitas vetou um projeto de lei que previa a distribuição de absorventes gratuitos em escolas, presídios e para pessoas em situação de vulnerabilidade no estado de São Paulo. De autoria da bancada feminina, com co-autoria da deputada estadual Marina Helou (REDE-SP), o projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) no final do ano passado. O projeto ‘Menstruação sem Tabu’ tem o objetivo de criar políticas de prevenção e combate à pobreza menstrual no estado de São Paulo. O PL também prevê conscientizar a população e oferecer absorventes higiênicos para a redução da desigualdade social. A falta de informação e de recursos para enfrentar a menstruação pode causar traumas e constrangimentos desnecessários, e é por isso que esse projeto era tão essencial.
Continua depois da publicidade
Vítimas das enchentes
O município de Cajamar, na Grande São Paulo, está pagando indenizações aos moradores da cidade que sofreram perdas devido às enchentes que assolam a região. Já foram realizados 350 pagamentos para famílias e empresas que tiveram seus imóveis avariados. Os recursos variam de um a 15 salários mínimos, de acordo com o dano e a vulnerabilidade. As famílias que tiveram que deixar suas residências também recebem um auxílio aluguel de R$ 900,00. O cadastro das vítimas e a avaliação do grau de gravidade e vulnerabilidade foram realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Os pagamentos das indenizações variam conforme o nível de gravidade e vulnerabilidade dos imóveis, divididos em moderada, alta e crítica. Os imóveis com gravidade moderada terão indenizações de um, três ou cinco salários; os de alta, indenizações de três, oito ou dez salários; já os considerados críticos, terão direito a indenizações de oito, dez ou 15. Na última quinzena, a cidade enfrentou enchentes nos bairros Cajamar Centro, Água Fria, Cimiga, Acampamento Florim, Vila União, Olaria, Ponunduva e Polvilho.
Geração de empregos
Continua depois da publicidade
A região da Grande São Paulo gerou mais de 256,3 mil contratações no mês de dezembro passado, de acordo com dados do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados na última semana. Do total de pessoas contratadas, 53% eram homens e 47% mulheres. Ainda segundo a pesquisa, São Paulo, Barueri e Guarulhos foram os municípios que mais contrataram, com 173,6 mil, 16,3 mil e 10,3 mil admissões, respectivamente. Outra informação revelada pelo levantamento diz respeito à escolaridade das pessoas admitidas no período: mais de 70% das 256 mil vagas foram ocupadas por pessoas com ensino médio completo e a idades entre 18 e 39 anos.
Gazeta SP na Rádio Trianon
De segunda à sexta-feira, das 8h00 as 11h00, pela Rádio Trianon AM 740 e Rádio Universal AM 810 (Santos), o repórter Bruno Hoffmann comenta as notícias que são destaques na Gazeta SP e Diário do Litoral.
Continua depois da publicidade
Contatos para esta coluna
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade