A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Espaço do bicho

Saiba como identificar sinais de estresse e ansiedade em pets

A Associação de Apoio à Saúde Animal e à Veterinária partilha dicas de como identificar sinais dessas doenças nos animais de companhia

Maria Eduarda Guimarães

25/05/2022 às 13:31  atualizado em 25/05/2022 às 13:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cães e gatos também sofrem com estresse e ansiedade.

Cães e gatos também sofrem com estresse e ansiedade. | Divulgação

Não é só o ser humano que sofre de estresse. Cães e gatos também! Estresse em pets é enfermidade emocional comum que, infelizmente, causa reações no comportamento e no físico. As causas comuns do estresse animal são: mudança de ambientes, de hábitos, separação dos donos ou de outros animais de convivência, novo animal na casa, barulhos altos, viagens longas, ociosidade, ficar muito tempo sozinho etc

Continua depois da publicidade

Diagnóstico rápido é fundamental para tratamento eficaz e minimizar as situações causadoras. A Associação de Apoio à Saúde Animal e à Veterinária (PDSA) partilha dicas de como identificar sinais de estresse e ansiedade nos animais de companhia.

Em cães: falta de apetite ou comer de forma exagerada e compulsiva, bocejos, lambedura em excesso das patas, lábios, nariz, dobrar a cauda, tensão no corpo, se esconder ou se afastar, fazer as necessidades em lugares estranhos, comportamento indesejável ou destrutivo (nervosismo generalizado), dificuldade pra se concentrar, ofegar em situações que deveria estar tranqüilo, emissão de sons de tristeza e lamentações, dentre outros.

Em gatos: tensão no corpo, inchaço na cauda, arqueamento das costas, cistite, se esconder, comer menos ou de forma exagerada, receio em usar a caixa de areia, isolar-se, agressividade, miar excessivo etc.

Continua depois da publicidade

A PDSA identificou três áreas-chave para reduzir o estresse: tempo de qualidade, criação de um espaço seguro e manutenção de rotina consistente.

Portanto, para solucionar o estresse e ansiedade do seu bichano, leve-o para prática de exercícios regulares, dê atenção a ele, escove-o, acaricie-o, brinque fora de casa com ele, introduza atividades que estimulem a mente e a cognição, acostume-o com pequenas separações ao dia (saia por poucos minutos e volte), deixe brinquedos interessantes com ele, como bolinhas com um furo, onde você pode deixar um petisco dentro. Há alimentos que ajudam no combate ao estresse, procure seu veterinário e se informe.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados