Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
As cirurgias de castração, gratuitas, já foram executadas em 682 animais neste primeiro trimestre | /DIVULGAÇÃO/PMI
O Centro de Referência Animal (CRA) Maria Salete Magalhães Alves Vieira, localizado no bairro da Barra Velha, em Ilhabela, e mantido pela gestão municipal, já realizou mais de cinco mil procedimentos em 2019, principalmente em cães e gatos.
Continua depois da publicidade
Citado como modelo no Estado de São Paulo e até no Brasil, o CRA ilhéu registra números que impressionam e são símbolo de um dos serviços mais respeitados pela população do município.
As cirurgias de castração, realizadas de forma gratuita pelo centro, já foram executadas em 682 animais apenas no primeiro trimestre deste ano. As cirurgias extras, entre ortopédicas e oncológicas, já somam 35 procedimentos. Já são mais de 1,1 mil consultas, outras 901 consultas de triagem, 83 exames de raio-X, 237 exames de ultrassom e 379 vacinações antirrábicas.
Duzentos e seis animais foram recolhidos e 49 foram adotados, de forma responsável. Além disso, 809 microchips foram implantados em cães e gatos, entre outros
procedimentos.
Continua depois da publicidade
O Centro de Referência Animal de Ilhabela vê seus números crescerem nos últimos anos. Em 2016 foram registrados 4.999 procedimentos. Um ano depois, em 2017, foram contabilizadas 7.472 ações. Já em 2018, esse número quase triplicou, em comparação com 2016: foram 13.158 procedimentos catalogados.
"A expectativa é de aumentarmos ainda mais os serviços e atendimentos que são realizados no CRA, um importante espaço para os animais ilhéus, de forma gratuita e de qualidade", ressalta o prefeito Márcio Tenório.
Ilhabela também foi sede, em 2018, do Encontro dos Ativistas da Causa Animal do Estado de São Paulo, que contou com a presença do então vice-governador do Estado, Márcio França. (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade