A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 26 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Porto Feliz

Porto disponibiliza documentários para conscientizar sobre o autismo

Nesta sexta-feira,2, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo; prefeitura disponibilizou uma série de atividades para debater o tema

Matheus Herbert

01/04/2021 às 16:49

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nos dias 9 e 10 de agosto, das 13h às 19h, ocorre o 1º Seminário Paulista para Proteção das Crianças e dos Adolescentes

Nos dias 9 e 10 de agosto, das 13h às 19h, ocorre o 1º Seminário Paulista para Proteção das Crianças e dos Adolescentes | Unicef/ONU

Nesta sexta-feira, dia 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em Porto Feliz, no interior de São Paulo, a prefeitura realiza anualmente uma série de atividades e eventos para conscientizar a população. Neste ano, mesmo com a pandemia, a Administração não deixará a data passar em branco e disponibilizou documentários e filmes que debatem o tema.

Continua depois da publicidade

O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro, e atualmente afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Para evitar aglomerações, a Prefeitura de Porto Feliz convida os interessados a acessar o site da Secretaria de Educação Municipal (secretariaeducacaopf.blogspot.com) e participar das atividades.

“Decidimos dedicar toda essa semana para esse tema tão importante e relevante. O autismo faz parte do nosso planejamento educacional e mesmo em um período de pandemia não deixaríamos ele de fora. Precisamos sempre fortalecer os laços de inclusão”, diz o secretário de Educação de Porto Feliz, Celso Fernando Iversen.

Um dos documentos disponíveis é o ‘Stimados Autistas’. A produção conta a experiência de adultos autistas. Feito por um autista, Cristiano de Oliveira, o documentário recebeu o nome de “Stimados Autistas”, que é um trocadilho com termo stim (expressão em inglês para comportamentos repetitivos e estereotipados) e a palavra “estimados”.

Continua depois da publicidade

Leia mais: 

Lançado no fim de 2020, seis adultos autistas diagnosticados tardiamente falam sobre como foi crescer sem o diagnóstico, relatam a busca por profissionais e a respeito das adaptações feitas após descobrirem que são autistas.

Na plataforma também é possível acessar entrevistas com especialistas sobre o assunto e também acompanhar seminários que irão acontecer nesta sexta-feira. Um deles é o 2° Congresso online: “Autismo: respeito para todo o espectro”.

Continua depois da publicidade

O que é o Autismo?

O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados