Entre em nosso grupo
2
Em destaque
Levantamento do Institute of Labor Economics (IZA), da Alemanha, utilizou dados de aproximadamente 600.000 alunos na cidade de São Paulo
Continua depois da publicidade
Os resultados revelam que a violência nessas áreas não só afeta negativamente as notas de matemática e português dos alunos, mas também contribui para o aumento da taxa de desistência escolar | Robson Ventura/Folhapress
Uma pesquisa da USP, realizada em março de 2020, apontou que a falta de investimentos em melhorias urbanas e infraestrutura básica nas áreas próximas às instituições de ensino está associada a um aumento nos índices de criminalidade. Outra pesquisa de 2019, do Institute of Labor Economics (IZA), da Alemanha, utilizou dados de aproximadamente 600.000 alunos na cidade de São Paulo e analisou a correlação entre a incidência de homicídios nas áreas entre escolas e residências dos estudantes, conhecida como "corredor", e seu impacto nas aspirações educacionais e atitudes dos pais e alunos. Os autores são Martin F.Koppensteiner e Lívia Menezes. Os resultados revelam que a violência nessas áreas não só afeta negativamente as notas de matemática e português dos alunos, mas também contribui para o aumento da taxa de desistência escolar, principalmente entre os estudantes do sexo masculino. De acordo também com os pesquisadores, a exposição à violência pode gerar um ambiente de medo e insegurança que interfere diretamente na capacidade dos alunos em se concentrarem e absorverem o conteúdo escolar.
Continua depois da publicidade
Programa Ruas Abertas
Desde segunda-feira (8), a Prefeitura de São Paulo está convidando a população para deixar sua opinião sobre a proposta de abertura de parte da Avenida São João exclusivamente a pedestres aos domingos e feriados. Assim, essa via da região central passaria a integrar o Programa Ruas Abertas. O prazo para enviar contribuições ao projeto é de 30 dias. A proposta inicial da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro é implantar a iniciativa no trecho da Avenida São João entre o Largo do Paiçandu e a Rua Helvétia (via com acesso ao Elevado Presidente João Goulart - Minhocão), o que representa aproximadamente uma extensão de 1,5 quilômetro da via. O objetivo da medida é facilitar a conexão a pé entre o Minhocão e o Vale do Anhangabaú - áreas que já funcionam como espaços de lazer aos finais de semana - e contribuir para a requalificação e a reativação do centro histórico de São Paulo.
IPTU
Continua depois da publicidade
A prefeitura de São Paulo já disponibilizou o calendário de pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que terá o vencimento da primeira parcela em fevereiro para todos os imóveis. Na mesma data vencerá também o boleto único para aqueles que optarem pelo pagamento à vista. A consulta do valor do IPTU 2024 será aberta na próxima segunda-feira(15) no site da Prefeitura. Para realizá-la, o contribuinte deverá ter em mãos a numeração de cadastro do imóvel. Neste ano, o índice de correção do IPTU ficou definido em 4,3%, incidido sobre os valores unitários do m² da construção e do terreno de todos os imóveis da cidade de São Paulo. Essa correção é aplicada sobre os valores unitários do m² da construção e do terreno cobrados em 2023. Para quem quiser se adiantar, na mesma data ficará disponível o pagamento à vista ou das parcelas do IPTU, efetuado por meio de 2ª via do boleto emitida pela Internet.
Contatos para esta coluna
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade