A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Debates Contemporâneos

Onde estão Simone Tebet e Marina Silva? 

Para Lula, foi bom dar as mãos à Marina e Simone durante a campanha, mas agora, na hora da festa, elas ficam do lado de fora da celebração

Maria Eduarda Guimarães

23/12/2022 às 13:57  atualizado em 23/12/2022 às 15:06

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Marina Silva, Lula e Simone Tebet

Marina Silva, Lula e Simone Tebet | Ricardo Stuckert

Se eu fosse Chico Buarque seria capaz de compor uma música com esse título. Como não sou ele, tampouco tenho o talento dos músicos e, por fim, não acho que o tema mereça música. Estou procurando pela a ex-senadora, candidata à Presidência da República nas eleições deste ano. Procuro também por Marina Silva, ex-senadora, deputada federal eleita, ex-Ministra do Meio Ambiente do governo Lula 1 e que também foi candidata a Presidente da República em 2014, - ambas ficaram em 3º lugar na corrida presidencial em seus respectivos anos, ou seja, foram bem votadas. 
 
Simone e Marina têm trajetórias de vida pessoal e profissional incríveis e foram corajosas por se colocarem como alternativas ao povo brasileiro como candidatas à Presidência da República. Antes mesmo de concorrerem ao pleito, já estavam atuando na política. É sempre bom lembrar que o ambiente político brasileiro é, no mínimo, inóspito para as mulheres que são invariavelmente desprezadas, interrompidas, relegadas e, muitas vezes, humilhadas pelo dominante e reinante machismo do homem branco e hétero. Simone e Marina são mulheres fortes, competentes.  
 
Marina, que iniciou sua carreira no PT, sofreu nas mãos dos ex-colegas petistas, durante a campanha à presidência. Foi vítima da gênesis do que hoje conhecemos como gabinete do ódio, mas, mesmo assim, foi altruísta e por um bem maior deixou para trás as rusgas e abraçou a campanha de Lula no 2º turno do pleito deste ano.  
 
Simone Tebet, da mesma forma, deixou o antagonismo presente durante o 1º turno das eleições e sem o apoio de seu partido, o MDB, foi uma peça fundamental para a eleição de Lula. Viajou com ele pelos locais onde foi mais votada e pediu aos seus eleitores que votassem no petista. Ela também foi essencial para que Lula ganhasse de Jair Bolsonaro. É difícil dizer se, sem o apoio de ambas as mulheres, ele teria vencido o pleito. Afinal, vale lembrar que a diferença entre os candidatos foi de pouco mais de 2 milhões de votos. 
 
Simone Tebet e Marina Silva trabalharam com afinco para que o candidato do PT saísse vencedor, quando ele encarou o oponente Jair Bolsonaro. Ambas já mostraram que querem contribuir para um Brasil melhor para todos os brasileiros e têm muito a oferecer ao presidente eleito e seu governo.  
 
E eu me pergunto: onde estão Simone e Marina na composição do governo de Lula? Os principais Ministérios, até o dia em que escrevo este artigo, já estavam ocupados e elas ainda estão sem nada. Espero que, quando este texto for publicado, a batalha tenha sido vencida por elas. No momento, Lula está cooptado por seu partido, que continua fisiológico e corporativista, e por que não dizer egoísta. Foi bom dar as mãos à Marina e Simone durante a campanha, mas agora, na hora da festa, elas ficam do lado de fora da celebração. Triste demais.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados