Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O carro de boi se tornou muito conhecido neste país a partir das lavouras de cana-de-açúcar, especialmente para transportar a produção canavieira até as moendas dos engenhos | Domínio Público
A Foto que ilustra esta matéria mostra o tradicional carro de boi, um dos mais simples e primitivos meios de transporte ainda existente nas atividades rurais, utilizado para a condução de cargas e pessoas. Originário da Idade da Pedra ou do período Neolítico, o carro de boi surgiu no Brasil com os primeiros engenhos de açúcar, na época da colonização portuguesa.
Continua depois da publicidade
O carro de boi se tornou muito conhecido neste país a partir das lavouras de cana-de-açúcar, especialmente para transportar a produção canavieira até as moendas dos engenhos. É um meio de transporte também conhecido fora do Brasil, especialmente em Portugal, onde recebe a denominação de “Boeiro”.
O carro de boi é, na verdade, uma espécie de carroça dotada de rodas enormes e com um longo varão no qual são atrelados os bois, características que o tornam bastante alto.
Os poetas sertanejos dizem que o canto do carro de boi é, na verdade, sua alma e a alma do carreiro, um jeito dado por Deus para enfeitar a presença dos bois e dos carreiros pelos caminhos do sertão. Tradições à parte, a história que vamos narrar é relativa ao uso do carro de boi durante uma campanha política nos velhos tempos de Porto Feliz.
Continua depois da publicidade
Na noite de uma enluarada sexta-feira, a comitiva de políticos partiu empolgada para um monumental comício em populoso bairro da nossa zona rural. Não faltaram a bandinha de música e os rojões para propagar a chegada dos candidatos, efusivamente recepcionados pelos populares que estavam aglomerados em frente à vendinha do bairro.
Depois dos costumeiros vivas e abraços os políticos se dispuseram a fazer uso da palavra com o fim de mostrar a importância das suas propostas, na concorrida disputa pelos votos dos eleitores. Notaram, todavia, que não havia uma plataforma que pudesse colocar os candidatos em posição destacada diante dos ouvintes. Foi então que alguém teve a feliz ideia de sugerir que, ao fazer uso da palavra, os candidatos subissem no alto de um carro de boi e, para isso, dois políticos se posicionariam sobre o enorme varal, para sustentar o peso dos entusiasmados oradores.
E assim foi feito! Orador após orador se posicionaram no alto do carro de boi e discursaram sob intensos aplausos da população. Tudo corria bem até que, já no final do comício, quando o candidato a Prefeito fazia uso da palavra, os dois políticos que estavam posicionados sobre o varal do carro de boi, também se empolgaram e, inadvertidamente, saíram dos seus lugares, oportunidade em que o carro de boi pendeu para baixo e lançou o candidato a Prefeito nos braços do povo!
Continua depois da publicidade
O susto e a precipitação popular para amparar a queda do candidato a Prefeito foram tão grandes, que acabaram por levar ao chão não só o político como também uma dezena de eleitores! Foi nesse momento que o apresentador do comício, valendo-se da sua preciosa presença de espírito, anunciou em alto e bom som que o candidato a Prefeito - já vitorioso -, acabava de voar para os braços do povo!
E assim terminou, felizmente sem maiores consequências, o primeiro e último comício realizado sobre um carro de boi, na história político-administrativa deste Porto Feliz! Foi um dia na história passada / Desta gente que alegre se diz / Bandeirantes que daqui partiram / Encheram de glórias o Porto Feliz!
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade