Entre em nosso grupo
2
Espaço do bicho
As aves são nossos grandes aliados para devolver a natureza o que foi destruído
Continua depois da publicidade
Araras | / Marcelo Lima de Freitas
Nesse momento a recuperação do equilíbrio ambiental é muito importante, e as aves são nossas grandes aliadas para devolverem à natureza o que foi destruído por intempérie, queimadas ou pelo homem. Graças a seu hábito alimentar e sua característica de locomoção, o voo, as aves propiciam à natureza um reflorestamento e um controle de pragas.
Continua depois da publicidade
Elas podem ser granívoras (se alimentam de grãos e sementes), frugívoras (de frutas) insetívoras(de insetos), carnívoras, piscívoras (peixes), nectarívoras (néctar) ou necrófagas (cadáveres), muito importantes para o equilíbrio ecológico, dispersando sementes, regulando o aumento de populações indesejáveis, mantendo a natureza limpa, polenizando as plantas e reflorestando áreas devastadas.
Pelo fato de voarem, conseguem levar a áreas degradadas sementes de árvores nativas, que longe da matriz conseguem se desenvolver. Pelas características atrativas das frutas como cores, suculência, cheiro e formato, as aves e mamíferos são atraídos, ao ingerir, disseminam as sementes por toda área necessitada de atenção através da defecação das sementes. Algumas aves escondem alimentos (sementes) enterrando no solo, que favorece o desenvolvimento florestal.
Aves de rapina fazem a faxina, controlando também roedores entre outras presas que estejam em maior quantidade, beneficiando o ecossistema. Muitas espécies de aves se alimentam de invertebrados, neste sentido, atuam controlando populações de insetos e outros pequenos animais, porém é um processo lento, se não prestarmos atenção, haverá propagações de espécies vegetais e animais, favorecendo uma nova floresta e com novas biodiversidades de animais e vegetais. Para o homem, especialmente a criança, as aves além deste papel importante na natureza, trazem a alegria com suas cores, sons e movimentos tão apreciados por todos. Preserve a natureza.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade