A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Memórias de Porto Feliz

O Majestoso Casarão da Rua Barão do Rio Branco em Porto Feliz

Trata-se de vistoso exemplar arquitetônico deveras arrojado para sua época, e que até hoje se insere no rol dos edifícios mais admirados da cidade

Maria Eduarda Guimarães

29/07/2022 às 12:05  atualizado em 29/07/2022 às 12:28

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Foto do saudoso Adolpho Oscar de Almeida.

Foto do saudoso Adolpho Oscar de Almeida. | Acervo de José Augusto Costa e Silva

A foto é da década de 1950 e mostra um dos mais belos e imponentes prédios residenciais de Porto Feliz! Trata-se de vistoso exemplar arquitetônico deveras arrojado para sua época, e que até hoje se insere no rol dos edifícios mais admirados de Porto Feliz.

Continua depois da publicidade

O majestoso casarão, localizado na confluência da Rua Barão do Rio Branco com a Avenida José Maurino na região central do município, foi edificado especialmente para servir como residência oficial da família do Sr. Fortunato Fioravante Angeliéri, saudoso agricultor e ilustre cidadão porto-felicense.  O casario antigo de uma cidade guarda muito da sua história, numa época em que os próprios donos desenhavam a estrutura das casas, invariavelmente construídas por pedreiros locais.

Como cidade histórica que é, Porto Feliz abriga nos seus antigos casarões as recordações dos fatos importantes que ocorreram no passado, pois nas velhas construções estão incrustadas a memória, as riquezas culturais, os costumes e a identidade do nosso povo.  Exatamente por essa razão os bens históricos começaram a ser tombados no Brasil com o advento do Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, época em que também surgiu o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com a finalidade de cuidar e proteger as cidades antigas e seus monumentos históricos que corriam riscos de demolição.

Infelizmente Porto Feliz perdeu algumas das suas construções históricas como os prédios da velha Prefeitura Municipal na Rua Altino Arantes e da primeira Casa da Câmara, na Rua José Bonifácio!

Continua depois da publicidade

Ressalte-se, todavia, que o sobrado da foto que ilustra esta matéria continua esplêndido e imponente, como um registro vivo de parte da nossa história!  Observem que em 1950 ainda não existia a chamada "descida do Correio", via em declive aberta entre o casarão e o atual prédio da Empresa de Correios e Telégrafos, como continuação da Avenida José Maurino. 

Ressalte-se, a bem da verdade, que nem mesmo existia o prédio dos Correios!  Indiscutivelmente o sobrado pertencente à família Angeliéri, um dos mais bonitos de Porto Feliz, continua grandioso, muito bem conservado e se destaca como uma das primorosas obras de arquitetura desta cidade!  Oh linda Terra de Araritaguaba / Das noites enluaradas / A reviver nas bandeiras / As tuas glórias passadas!

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados