A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Em destaque

Museu do Ipiranga reabre para celebrar bicentenário da Independência

Após 9 anos em reforma, no dia 7 de setembro, o espaço abrirá as portas para escolas públicas, trabalhadores da obra e suas famílias

Maria Eduarda Guimarães

02/09/2022 às 11:52  atualizado em 02/09/2022 às 12:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga | Diogo Moreira/Governo do Estado

O Museu do Ipiranga será reaberto na próxima semana depois de ficar nove anos fechado e de passar por uma reforma. No dia 7 de setembro, o espaço abrirá as portas para escolas públicas, trabalhadores da obra e suas famílias. Já no dia 8 de setembro, o museu será aberto ao público. A instituição, que estava fechada desde 2013, vem passando por profundas transformações, ao custo de R$ 235 milhões, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. O Novo Museu do Ipiranga reabrirá com o dobro do tamanho e terá capacidade para receber até 11 exposições simultâneas. A estimativa é que o espaço receba de 900 mil a 1 milhão de visitantes por ano. Do total investido, R$ 183 milhões são oriundos da Lei Rouanet.

Continua depois da publicidade

Museu da Diversidade Sexual

A Justiça de São Paulo determinou a reabertura do Museu da Diversidade Sexual, no Centro de São Paulo, que estava fechado desde 8 de abril, após ação movida por um deputado estadual bolsonarista que questionava as contas da Organização Social Instituto Odeon, responsável pelo espaço. Na nova decisão, a juíza da 5ª Vara de Fazenda Pública reviu a decisão anterior após contestação do governo paulista e autorizou a reabertura do museu, que ficou fechado por mais de quatro meses. Com isso, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo informou que deve retomar as atividades do museu para o público na próxima sexta-feira (9).

Furtos de fios

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo iniciou a segunda fase da Operação Sinal Verde, que visa prevenir e combater os furtos de fios de cobre. Os trabalhos começaram à tarde no Vale do Anhangabaú, centro da capital, local onde se concentraram diversos carros das forças de segurança estaduais. Segundo a secretaria, a Fase 2 da operação contará com apoio das polícias Militar e Civil, da Guarda Civil Metropolitana e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Para combater o furto de fios de cobre, as viaturas ficarão em pontos estratégicos da cidade, que já estão mapeados por serem os locais que mais registram esse tipo de crime. Porém, a Fase 1, de combate à receptação, que começou em junho, continuará em ferros velhos.

Criança morre em creche

Um aluno da creche do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, da Prefeitura de São Paulo, morreu na manhã de quarta-feira (31), durante uma atividade no campo de futebol da unidade educacional, na zona sul da capital paulista. Na hora do acidente, cinco professoras acompanhavam as crianças no local. A criança, que não teve sua idade divulgada, foi atendida ainda no local por um brigadista capacitado em primeiros socorros. De lá, ela foi levada para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Seckler, onde foram feitos os primeiros socorros, com tentativa de reanimação do aluno. Transferida para a AMA Sacomã, a criança, no entanto, não resistiu. A Prefeitura afirma que "abriu, em caráter prioritário, uma apuração para verificar as circunstâncias da tragédia.

Continua depois da publicidade

Contatos para esta coluna [email protected] 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados