A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Memória: os 131 anos de história do Tremembé

O bairro, que surgiu do desmembramento de uma fazenda, é considerado hoje um dos mais verdes de São Paulo

Gladys Magalhães

04/11/2021 às 16:22

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Parque Alberto Löfgren - Horto Florestal é ponto turístico do bairro

Parque Alberto Löfgren - Horto Florestal é ponto turístico do bairro | /Divulgação/PMSP

Localizado na zona norte da cidade de São Paulo, o bairro do Tremembé completa 131 anos na próxima quarta-feira, 10 de novembro. A região, cujo nome originário da língua Tupi significa alagadiço, surgiu em 1890, após o desmembramento de uma fazenda.

Continua depois da publicidade

A fazenda em questão pertencia ao casal Vicente de Azevedo e Maria Amália Lopes de Azevedo, que inclusive nomeia uma das ruas do bairro. A princípio, o local foi dividido em chácaras e glebas, alguns anos mais tarde, no início do século passado, os filhos do casal fundaram a Cia Vila Albertina de Terrenos, com o objetivo de lotear as terras nos moldes urbanos.

Cercado pela região da Cantareira, com vegetação pé de serra e clima ameno, a região acabou atraindo muitos imigrantes, sobretudo europeus, vindos de Portugal, Itália, Alemanha e de países Eslavos, como Rússia, Ucrânia, entre outros.

Até alguns anos atrás, inclusive, existia na região um restaurante teuto-holandês, que segundo informações do grupo “Tremembé da Cantareira, bairro aprazível da zona norte de São Paulo”, no Facebook, funcionou por 50 anos e era muito famoso na região.

Continua depois da publicidade

Macaque in the trees
Tramaway Cantareira foi por anos a principal ligação do bairro com a cidade de São Paulo - Reprodução

Desenvolvimento
Além do loteamento, o desenvolvimento da região está bastante ligado ao Tramway da Cantareira, uma linha de trem, surgida em 1894, ligando o bairro do Pari e a Cantareira, para trazer água do reservatório da Cantareira até a cidade de São Paulo.

A estação Tremembé era a penúltima do trajeto e, por muitos anos, ela foi a principal ligação do bairro com o restante da cidade.

Continua depois da publicidade

Macaque in the trees
Parque Alberto Löfgren, ou Horto Florestal, ocupa uma área de 187 hectares - Divulgação/PMSP

Horto Florestal
A região do Tremembé é conhecida por ser um dos distritos mais verdes de São Paulo, visto que se encontram no bairro parte do Parque Estadual da Cantareira e também o Horto Florestal.

Fundado em 10 de fevereiro de 1896, o Horto Florestal, cujo verdadeiro nome é Parque Estadual Alberto Löfgren, ocupa uma área de 187 hectares e é um dos pontos turísticos do bairro.

Continua depois da publicidade

Leia Mais

Memória: a história do Instituto Biológico

O parque foi a primeira área de conservação implantada no estado de São Paulo, visto que possui uma extensa área de Mata Atlântica. Além disso, o Horto conta com playground, equipamentos de ginástica, pista de corrida, lagos, o Museu da Madeira Florestal e o Palácio de Verão do Governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Macaque in the trees
Igreja São Pedro de Tremembé, fundada em 1926 - Reprodução/ Facebook

Outros pontos
Outros pontos importantes do bairro são a Paróquia São Pedro e a Fundação Gol de Letra. A primeira, localizada na Rua Maria Amália Lopes Azevedo, foi fundada em 1926, por meio de um decreto de Dom Duarte Leopoldo e Silva, enquanto a segunda foi criada em 1998 pelos tetracampeões mundiais de futebol Raí e Leonardo, com o objetivo de auxiliar na educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados