Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Publicitário criou data para aquecer comércio durante o mês de junho; em 1949, surgia a 1ª campanha: 'Não é só de beijos que se prova o amor'
Continua depois da publicidade
O publicitário João Doria criou o Dia dos Namorados | Reprodução
Em 1949, uma loja de departamento paulistana procurou o publicitário João Doria. O desafio era bolar uma forma para aquecer as vendas durante o mês de junho, então um dos menos lucrativos para o comércio. O publicitário teve a sacada de criar o Dia dos Namorados, inspirado no Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro, quando os apaixonados europeus e norte-americanos trocam presentes.
Continua depois da publicidade
A justificativa de Doria – pai do atual governador de São Paulo – para escolher 12 de junho: é o dia que antecede o de santo Antônio, o santo casamenteiro. Em 12 de junho de 1949 aconteceu o primeiro Dia dos Namorados do Brasil.
Não chamou muita atenção, apesar de uma enorme faixa estendida em frente à loja: “Não é só de beijos que se prova o amor”. Demorou mais de uma década para pegar, mas deu certo. Atualmente, é a terceira data mais pujante para o comércio brasileiro. Só perde para o Natal e o Dia das Mães.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade