Entre em nosso grupo
2
Espaço do bicho
Prática traz vários benefícios para o felino
Continua depois da publicidade
Passeio de gatos | Divulgação
Por mais inusitado que pareça, passear com seu gato com coleira na rua não é mais um sonho do proprietário, mas realidade que vem aumentando em razão de vários benefícios: é seguro para o animal porque lhe devolve um pouco de liberdade sem risco de atropelamento, envenenamento ou ferimento por cães de vizinhos; estreita a relação com o dono; exercita o animal que vive em apartamentos sem atividade física, portanto, privilégio a companhia no passeio.
Continua depois da publicidade
Os gatos indicados para o passeio com coleira são: gatos estressados, gatos entediados, gatos obesos, gatos hiperativos, gatos com problemas de relacionamento, gatos que viviam fora de casa e estão se acostumando com o ambiente interno, gatos que moram em apartamentos pequenos. Para isso, antes de levar seu gato para passear, é preciso treiná-lo utilizando, por exemplo, peitoral e guia dentro de casa enquanto ele come ou brinca, para que se acostume com o acessório.
Deixe o peitoral justo de forma que o gato não consiga tirá-lo e vá aos poucos intensificando esse uso. Claro que nem todo gato permite o uso de coleira ou aceita os comandos que lhe são ensinados, pois na rua existem vários estímulos visuais, auditivos e olfativos.
Use uma coleira específica para gatos e objetos que o estimulem a brincar, a fim de incentivá-lo, deixando a caminhada prazerosa. Use também petiscos para confirmar sua iniciativa assertiva e para premiar a dinâmica que você pretende dar durante o passeio.
Continua depois da publicidade
Avalie o comportamento do seu gato enquanto passeia com ele para que tudo dê certo. Gatos estressados não se interessam por alimento, água, carinho ou brincadeiras, o que ocasionará um passeio dificultoso. Ensinando seu gato a passear, você terá sempre por perto excelente companhia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade