Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Para reconhecer o Quarto de Milha é fácil, eles possuem orelhas pequenas, alertas e bem distanciadas entre si. Seu focinho pequeno e narinas grandes marcam a aparência desse equino forte e dócil | /Foto: Divulgação ABQM
Muitos porto-felicenses nem imaginam que a "Terra das Monções" também é a cidade dos cavalos Quarto de Milha. Um haras em Porto Feliz é considerado referência no país quando o assunto é criação e reprodução da raça. Além de criar e treinar, a fazenda também desenvolve a técnica de inseminação artificial, realizados no laboratório dentro da unidade.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), no país já são mais de 600 mil animais da raça, com quase 110 mil proprietários. Para reconhecer o Quarto de Milha é fácil, eles possuem orelhas pequenas, alertas e bem distanciadas entre si. Seu focinho pequeno e narinas grandes marcam a aparência desse equino forte e dócil.
A raça também é considerada a mais rápida do mundo, podendo atingir uma velocidade de quase 90 quilômetros por hora. Surgida no século 17, nos Estados Unidos, seu nome veio da distância em que os animais se destacam na velocidade: 402 metros, o equivalente a 1/4 de milha. Essa característica o tornou muito famoso durante a guerra da independência, quando os colonizadores tornaram-se fãs das corridas, disputadas entre três cavalos. "O Quarto de Milha hoje significa a minha vida, o ar que eu respiro, a paixão do meu trabalho e do meu lazer", disse o criador Guilherme Soares em entrevista à TV Tem.
Além de criador, Guilherme é competidor, veterinário e gerente da fazenda em Porto Feliz. Ele cuida de quase cem animais e destaca a incessante busca pelos melhores exemplares da raça. "A fazenda trabalha com processo completo. Atualmente a gente está fazendo inseminação artificial com sêmen fresco e semicongelado. A gente também trabalha com embriões em laboratório com a empresa parceira, a gente chama de embrião in vitro", contou Guilherme.
Continua depois da publicidade
O haras conta com cinco éguas que doam sêmen. A mais famosa tem 16 anos e é apontada como a principal doadora do haras. Apesar de não estar à venda, a égua reprodutora é avaliada em um milhão de reais. "Ela se tornou uma égua valorizada devido ao cruzamento que ele teve com um dos principais garanhões do país e mãe do segundo garanhão mais rápido na prova de três tambores mundialmente", diz Guilherme Soares.
"A gente vem tendo bastante animais com excelente qualidades. Então, a gente precisa selecionar o que há de melhor no mercado para fazer um produto e chegar o mais perfeito possível", conclui. (Adriano Capelini)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade