A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 13 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Porto Feliz

Coronel Porto-felicense assume o Comando de Policiamento do Interior

O coronel da Polícia Militar, Edson Luís da Silva Simeira, assumiu na quarta-feira (25) o comando do policiamento em 78 municípios no interior do Estado

Adriano Capelini

28/08/2021 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O porto-felicense comandará cerca de 5 mil policiais militares, espalhados pelos 78 municípios do interior

O porto-felicense comandará cerca de 5 mil policiais militares, espalhados pelos 78 municípios do interior | DIVULGAÇÃO PM

O coronel da Polícia Militar de São Paulo, Edson Luís da Silva Simeira, assumiu na quarta-feira (25) o Comando de Policiamento do Interior (CPI) 7. O Comando do Interior, com sede em Sorocaba e jurisdição sobre 78 municípios, é divididos por sete Batalhões, incluindo os sediados nos município de Sorocaba e Itu. É considerado um dos principais Comando do Estado, abrangendo desde o município de Araçariguama até a divisa com o Estado do Paraná.

Continua depois da publicidade

Antes de assumir o novo desafio, Edson Simeira estava no Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA-M) 11, em São Paulo.

A troca de comando foi publicada no Diário Oficial da quarta-feira (25). O porto-felicense assume o cargo que era ocupado pelo coronel Aleksander Lacerda, afastado por indisciplina pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), após o coronel ter feito postagens em uma rede social atacando o Congresso Nacional, o Superior Tribunal Federal (STF) e convocando militares e seguidores para as manifestações à favor do governo Bolsonaro, programadas para o feriado de 7 de Setembro, em Brasília e São Paulo.

Edson Luís da Silva Simeira tem 49 anos e atua como policial militar desde 1990. Morador em Porto Feliz, ele foi promovido a coronel da Polícia Militar em fevereiro de 2020. O coronel é pós-graduado em Direto Público e Direito do Estado pela Faculdade de Direito de Itu e pós-graduado em Segurança Pública pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Além disso, é doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública.

Continua depois da publicidade

O porto-felicense já serviu no 20º BPM/M, 7º BPM/I, 40º BPM/I, 50º BPM/I. Atuou também como subcomandante do batalhão 50º BPM/I, chefe do departamento de planejamento e assessoria técnica e diretor do Presídio Militar 'Romão Gomes'.

Edson Simeira seguiu os mesmos passos do seu pai, o coronel Edison Vander Acuio Simeira, que também comandou o CPI-7 nos anos 1990. Também advogado de formação pela Faculdade de Direito de Itu, em 1988, seu pai fez o CSP (Curso Superior de Polícia) o que lhe possibilitou chegar ao último posto da sua carreira, o de Coronel. Em 1995, seu pai encerrou sua carreira na reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

De acordo com a PM, os comandos de policiamento são responsáveis pelas atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, de uma determinada região, como é o caso do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e os dez Comandos de Policiamento do
Interior. (AC)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados