A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Sérgio Biagioni Junior

Consumidores devem ficar atentos para não cair na 'Black Fraude'

Nem tudo que é ofertado na Black Friday do Brasil é mentira ou enganação, mas é preciso questionar antes de efetuar uma compra

Maria Eduarda Guimarães

27/10/2022 às 11:20  atualizado em 27/10/2022 às 11:36

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Comercio Black Friday Sp

Comercio Black Friday Sp | Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress

Caro(a) Leitor(a), estamos nos aproximando de mais uma Black Friday e, como de costume, nossas caixas de e-mail, bem como nossas redes sociais, começam a se encher com milhares de “ofertas” de todos os tipos de produtos.

Continua depois da publicidade

As ofertas chegam com até 90% de desconto!!!Que maravilha, não é? Parece até que os comerciantes encheram seus corações de bondade, resolvendo vender seus produtos com preços extremamente baixos. Doce ilusão!!!

Diante maravilhosas ofertas, quem não está acompanhando o preço daquilo que deseja comprar, ao ver tamanho desconto, acredita, e paga. Pronto, acabou de cair na “Black Fraude”.

A Black Friday é uma ação promocional surgida nos Estados Unidos, ainda na década de 1960, com o objetivo de reforçar as vendas de final de ano, onde os lojistas verdadeiramente reduzem os preços de seus produtos, principalmente para zerar os estoques, renovar coleções e seguir rumo ao natal.

Continua depois da publicidade

Pois bem, a Black Friday acabou por chamar a atenção de lojistas de outros países, chegando ao Brasil em novembro de 2010.

Mas aqui, as coisas são bem diferentes do que na terra do Tio San, nossos comerciantes estão preocupados com seus bolsos, com raríssimas exceções, algum produto é vendido com 50% à 90% de desconto sobre o preço que normalmente é ofertado. Isto não existe. A conta não fecha.

A estratégia, por obvio, é aumentar o preço as vésperas da campanha e soltar o marketing com descontos imensamente atrativos, ou seja, “Tudo pela metade do dobro”.

Continua depois da publicidade

Desta forma, caro(a) leitor(a), a dica para não ser enganado, é acompanhar os preços antes do início das promoções, pois assim que as propagandas começarem, você certamente terá conhecimento do preço daquilo que deseja adquirir, possuindo condições de avaliar se o preço na Black Friday, verdadeiramente é um oferta ou mais uma enganação.

Tome muito cuidado e sempre desconfie de sites que não possuem endereço físico, afinal, nesta época, os estelionatários de plantão surgem com ofertas aparentemente imperdíveis, porém que nunca serão entregues. Querem apenas o número de seu cartão de crédito para aplicar golpes, ou ainda aguardam que você faça o PIX.

Nem tudo que é ofertado na Black Friday é mentira ou enganação, jamais faria tal afirmação, mas, por toda a experiência vivida e apresentada nestes 12 anos em que há Black Friday no Brasil, há motivos de sobra para que tenhamos muitos questionamentos antes de efetuar uma compra.

Continua depois da publicidade

Boa sorte!!!

Sérgio Biagioni Junior é Planejador Financeiro Pessoal, Certificado CEA-Anbima. Formado em Adm de Empresas, Pós Graduado em Banking, MBA em Controladoria e Custos e Pós Graduado na PUC-RS em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados