A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 28 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Giro Local

Comandante da Polícia Militar tem reunião com os vereadores

Capitão Turri reuniu-se com vereadores para discutir aumento da criminalidade na cidade 

17/02/2023 às 18:06  atualizado em 17/02/2023 às 18:14

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A reunião foi solicitada para que fossem abordados assuntos referentes à Segurança Pública do município de Porto Feliz

A reunião foi solicitada para que fossem abordados assuntos referentes à Segurança Pública do município de Porto Feliz | Divulgação

Os vereadores reuniram-se na manhã desta terça-feira (14) com o comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, capitão Raphael Pascoal Turri. A reunião foi solicitada para que fossem abordados assuntos referentes à Segurança Pública do município, sobretudo após o crescente número de roubos e furtos na cidade.

Continua depois da publicidade

"Mês atípico" 

Segundo o capitão da PM, janeiro foi um mês atípico, no qual foram registrados 39 casos de furto. Ainda de acordo com o capitão Turri, o efetivo da PM — que está dentro do estabelecido para um município do tamanho de Porto Feliz — conta com quatro viaturas que efetuam a ronda na cidade, além de uma nova viatura recém-adquirida e equipada para uso específico na zona rural. 

Ocorrências 

Continua depois da publicidade

No entanto, Turri destacou que muitas das ocorrências atendidas pela PM referem-se a perturbação do sossego, brigas conjugais ou desentendimentos entre vizinhos. “Entre 2000 ocorrências atendidas, menos de 300 são, de fato, criminais” destacou o capitão. 

“Na maioria das vezes, tratam-se de discussões que poderiam ser resolvidas em quinze minutos de conversa entre as partes ao passo que, caso a PM seja deslocada até o local da discussão pode, muitas vezes, atrasar o atendimento daquela que seria, de fato, uma ocorrência criminal", completou Turri.

Parceria  

Continua depois da publicidade

O comandante da PM enfatizou a parceria entre as Polícias Civil e Militar no tocante à coibição da criminalidade no município, afirmando que há um diálogo frequente entre ele, o Secretário de Segurança Pública do município, Adriel Soares da Silva, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Sidnei de Souza. 

Registros  

Outro ponto destacado pelo capitão foi a importância de ser registrado o boletim de ocorrência, independentemente do tipo de ocorrência. “Muitas vezes, a vítima considera que o objeto furtado não tem grande relevância e não registra a ocorrência. No entanto, para nós, esse registro é muito importante, uma vez que nos permite traçar o mapeamento dos bairros da cidade no qual estão as incidências de crimes”, explicou Turri. 

Continua depois da publicidade

União dos moradores  

O capitão Turri ressaltou também a importância das vizinhanças unirem-se, sobretudo em grupos de aplicativos de mensagens. Segundo ele, essa união possibilita aos moradores manterem-se informados sobre movimentações suspeitas no bairro. 

"Vizinhança Solidária" 

Continua depois da publicidade

“Existe um programa chamado Vizinhança Solidária, no qual os moradores de determinado bairro se unem através de um grupo de WhatsApp e trocam informações referentes a movimentações de veículos, quanto a presença de transeuntes desconhecidos circulando pelo bairro. Caso haja algo fora da normalidade, os moradores são orientados a acionar o 190 a fim de dirimir a referida suspeita”, explicou Turri.

"Muralha Eletrônica" 

O capitão também comunicou que Porto Feliz terá o Sistema de Muralha Eletrônica, no qual qualquer veículo que entre no município terá sua placa averiguada e, caso haja o mesmo seja procurado, a polícia será imediatamente informada. 

Continua depois da publicidade

Informações  

Finalizando a reunião, o capitão disse estar à disposição dos vereadores para quaisquer novos esclarecimentos, e enfatizou novamente a importância de comunicar as ocorrências através do telefone 190. “Ainda que a necessidade de responder algumas perguntas cause estranheza, o procedimento é extremamente necessário para que a PM obtenha o maior número de informações referentes ao ocorrido e, assim, possa prestar um atendimento mais assertivo”, finalizou o capitão.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados