A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Em destaque

Coluna do Nastri: Tebet e Doria podem se tornar candidatura única

Se aliança for concretizada, as siglas terão de agir em conjunto por quatro anos em âmbito nacional, estadual e municipal

Maria Eduarda Guimarães

22/02/2022 às 12:46  atualizado em 22/02/2022 às 17:14

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
João Doria (PSDB), governador de São Paulo

João Doria (PSDB), governador de São Paulo | Divulgação/Governo de SP

Os presidentes do MDB, Baleia Rossi, do PSDB, Bruno Araújo, e da União Brasil, Luciano Bivar, reuniram-se em Brasília e admitiram retirar nomes colocados na disputa pela Presidência para construir uma candidatura única. A União Brasil ainda não lançou nenhum nome na disputa, mas os emedebistas têm a pré-candidatura de Simone Tebet, e os tucanos escolheram João Doria em suas prévias. A reunião serviu para discutir a formação de uma federação entre os partidos. Se ela for concretizada, as siglas terão de agir em conjunto por quatro anos em âmbito nacional, estadual e municipal — o que já está sendo difícil até na junção de PSL e DEM para fazer a União Brasil. Os dirigentes partidários insistiram que querem aliança em nome de um único nome para disputar a eleição, e Araújo afirmou estar “devidamente autorizado” por Doria a submeter a candidatura do governador à vontade da eventual federação.

Continua depois da publicidade

Acelerar vacinação nas escolas

O governador João Dória anunciou que fará vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19 em escolas municipais, estaduais e privadas de todo o estado entre 19 e 25 de fevereiro. A ideia é acelerar a imunização destes grupos, já que o estado planejava aplicar a primeira dose em todas as crianças de 5 a 11 anos até 10/2. 60% deste público já está vacinado. Para esta busca ativa funcionar, entretanto, é necessária a adesão dos municípios, que definirão suas estratégias locais. Não será necessária a presença dos pais ou responsáveis na hora da vacinação, mas será necessária a assinatura de um termo de concordância que deve ser entregue pelas escolas às equipes de saúde. A capital havia confirmado na última terça (15/2) que irá adotar a busca ativa em escolas a partir da próxima segunda (21/2) em suas escolas municipais.

Assembleias virtuais em condomínios

Continua depois da publicidade

O Senado aprovou Projeto de Lei que concede autorização expressa a condomínios para a realização de assembleias e votações virtuais. Essa modalidade de reunião e deliberação será permitida desde que a convenção do condomínio não proíba o seu uso e que sejam adotados sistemas confiáveis e seguros. A tramitação do PL no Congresso Nacional e a votação do texto que seguirá para sanção presidencial foram concluídos após contribuições feitas pela Associação Brasileira de Bens Imóveis e Condomínios do Estado de São Paulo (AABIC) e outras entidades que congregam a CBCSI-CNC. O PL foi elaborado para resolver duas principais questões. A primeira é garantir a validade das assembleias virtuais, sem restringir seu uso ao período da pandemia. A segunda é a criação de critérios para que o condomínio possa utilizar a chamada “sessão permanente” por meio eletrônico. Esta regra pode dar condições para atender os objetivos dos condomínios que nem sempre conseguem reunir as pessoas presencialmente ao mesmo tempo para votarem pautas que exigem quórum qualificado de votos obrigatórios para a deliberação de aprovações.

Contatos para esta coluna [email protected]

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados