A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 19 Outubro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Em destaque

Alerta: Campinas enfrenta um surto de febre maculosa

Com dois casos fatais registrados nas últimas semanas e um terceiro em investigação, a população precisa estar atenta aos sintomas da doença

Maria Eduarda Guimarães

16/06/2023 às 11:11  atualizado em 16/06/2023 às 11:21

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Febre maculosa é transmitida por picada de carrapato

Febre maculosa é transmitida por picada de carrapato | Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

A cidade de Campinas está enfrentando um desafio alarmante: um surto de febre maculosa, uma doença grave transmitida por carrapatos da espécie Amblyomma cajennense. Com dois casos fatais já registrados nas últimas semanas e um terceiro em investigação, a população precisa estar atenta aos sintomas dessa enfermidade. A febre maculosa geralmente se manifesta com um quadro febril agudo, mas a surpresa está na sua capacidade de mimetizar doenças neurológicas, dificultando o diagnóstico. Dr. Antônio Araújo, médico neurocirurgião do Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês explica: "que além da febre, os pacientes podem apresentar dores musculares, dor no estômago, náuseas e vômitos, fortes dores de cabeça, hiper-sensibilidade à luz, falta de apetite, e rash cutâneo, que geralmente se inicia em punhos e tornozelos". Ele ressalta a importância da população ficar em alerta e buscar atendimento especializado para obter um diagnóstico preciso.

Continua depois da publicidade

O perigo dos balões

Com a chegada do período de festas juninas, as ocorrências com balões também crescem em todo o estado de São Paulo. Para combater a prática – que é crime ambiental – e conscientizar a população sobre os graves riscos de acidentes, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) implementa desde o começo de maio um cronograma de combate à soltura de balões. O trabalho preventivo reforça a Operação SP Sem Fogo durante o período de estiagem, que vai de 1º de junho até 30 de setembro. Danilo Passaretti, capitão do Corpo de Bombeiros, explica que o risco provocado por um balão é que nunca se sabe onde ele vai cair. “Ele pode cair em locais que podem iniciar pequenos focos de incêndio e se transformar em um incêndio incontrolável". De acordo com levantamentos da SSP, o número de balões prontos apreendidos em 2022 mais que dobrou em relação ao ano anterior, passando de 55 para 129. Desde 2018, a Polícia Militar Ambiental já localizou e fechou mais de 20 locais utilizados para a fabricação dos artefatos.

Pesquisa Metrô

Continua depois da publicidade

O Metrô e a JCDecaux, empresa de mídia Out-of-Home (OOH), lançam em parceria com o Datafolha a pesquisa “A Cara de São Paulo”, com dados inéditos sobre os hábitos de mais de 8.700 usuários do metrô entrevistados, que circulam diariamente entre as 91 estações existentes na capital. O estudo explora a relação do público com o transporte urbano, assim como suas preferências, e como consomem conteúdo e publicidade. Com 104 km de trilhos e um fluxo diário de 7 milhões de passageiros, o metrô de São Paulo representa o maior e mais movimentado sistema de transporte metroviário do país. os usuários abrange uma gama variada da população: a maioria dos passageiros são jovens (62% possuem entre 18 e 34 anos), com alta escolaridade (56% possuem Ensino Superior Completo, contra 21% a média da população de São Paulo¹). Entre os principais interesses destes usuários estão: educação (65%), saúde (62%) e tecnologia (50%), mas também são ligados em serviços de streaming (41%) e delivery (31%).

Gazeta SP na Rádio Trianon

De segunda à sexta-feira, das 8h00 as 11h00, pela Rádio Trianon AM 740 e Rádio Universal AM 810 (Santos), o repórter Bruno Hoffmann comenta as notícias que são destaques na Gazeta e Diário do Litoral. 

Continua depois da publicidade

Contatos para esta coluna

[email protected]

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados