A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 04 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Espaço do bicho

Banco de Sêmen de onças do Pantanal

Objetivo do trabalho é para que num futuro breve se tenha um banco de sêmen e de tecidos que poderão servir para clonar indivíduos ou preservar espécies extintas

Edgard Brito

23/03/2021 às 18:27  atualizado em 19/04/2022 às 14:28

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Onça Pintada

Onça Pintada | /Marcelo Lima de Freitas

Transferir genes entre populações de animais isolados por causa da destruição do habitat desta espécie é o objetivo deste trabalho, para que num futuro breve se tenha um banco de sêmen e de tecidos que poderão servir para clonar indivíduos ou preservar espécies extintas.

Continua depois da publicidade

O maior felino das Américas costuma se deslocar por milhares de quilômetros para se alimentar e reproduzir, e com a destruição do seu habitat, a endogamia (cruzamento de indivíduos parentes entre si) ocorre sendo prejudicial para a preservação da espécie, com risco de desaparecimento com o passar do tempo.

A equipe do Instituto Reprocon liderada pelo seu fundador, Gediendson Ribeiro de Araújo, distribui num raio de 12 Km, armadilhas de laço para captura de onças-pintadas no estado do MS, que é uma forma de captura menos agressiva para a espécie ou outras que podem ser capturadas não intencionalmente. As armadilhas foram desenvolvidas especialmente para esse tipo de pesquisa, impede que o animal fique muito tempo preso, o que reduz estresse e desconforto. São acionadas apenas no período noturno. Um dardo anestésico é disparado e em cinco minutos o animal pode ser manipulado. Passa-se uma sonda na uretra e coleta-se o sêmen que é concentrado.

Essa é a nova técnica usada por estes pesquisadores, que obtiveram um excelente resultado. Foi necessário desenvolver alguns equipamentos portáteis, com baterias e autonomia longa para se poder trabalhar a nível de campo. Ao final, é aplicada uma substância que corta o efeito sedativo, e o animal passa a ser monitorado continuamente por rádio de ondas VHF, depois de receber um exame detalhado de saúde.

Continua depois da publicidade

Além do sêmen, o sangue colhido vai para o banco de dermoplasma, e servirá para geneticistas indicarem o cruzamento a fim de gerarem filhotes mais resistentes. Este material também servirá para oxigenar a população em cativeiro desta espécie.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados