A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 15 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Após 6 anos de transtornos, prefeitura finaliza obra no córrego Zavuvus

Obras próximas à estação Jurubatuba se iniciaram em 2015, e sofreram paralisações, causando transtornos para moradores e comerciantes da região

Bruno Hoffmann

29/04/2021 às 10:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Obras finalizadas nas galerias do córrego Zavuvus, na zona sul de SP

Obras finalizadas nas galerias do córrego Zavuvus, na zona sul de SP | /Divulgação/PMSP

Após seis anos de obras, paralisações e atrasos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb) anunciou nesta quinta-feira ter finalizado as construções das novas galerias do córrego Zavuvus, localizado próximo à estação Jurubatuba da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na região de Santo Amaro, zona sul da Capital.

Continua depois da publicidade

O trânsito foi totalmente liberado no último sábado (24), com novo atraso. Em fevereiro, a Prefeitura de São Paulo informou à Gazeta que iria reabrir em 15 de março o trecho da via entre a rua Professor Campos de Oliveira e a rua Berzélio, sentido Marginal Pinheiros, finalizando os trabalhos das novas galerias do córrego.

O investimento da prefeitura foi de R$ 38 milhões, com financiamento do governo federal. As obras devem beneficiar cerca de 650 mil pessoas da região.

Continua depois da publicidade

De acordo com a gestão municipal, as novas estruturas aumentaram a capacidade de escoamento de água do sistema de drenagem da região, reduzindo os alagamentos, comuns na região. As galerias já auxiliam no controle de enchentes no entorno da Praça Acapulco e na avenida Engenheiro Alberto de Zagottis.

Com 1.300 metros de extensão, as galerias percorrem a rua Professor Campos de Oliveira, avenida Octalles Marcondes Ferreira, praça Acapulco e a avenida Engenheiro Alberto de Zagottis. Após passarem sob os trilhos da CPTM (Linha 9-Esmeralda) desaguam no rio Jurubatuba. Com o término das intervenções, as avenidas Engenheiro Alberto de Zagottis e Octalles Marcondes Ferreira receberam novo pavimento asfáltico e nova sinalização.

Obras intermináveis

Continua depois da publicidade

As intervenções no local foram iniciadas pela gestão Fernando Haddad (PT), em dezembro de 2015, mas foram paralisadas em julho de 2017, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou problemas nos contratos assinados pela administração anterior.

Para concluir as intervenções iniciadas, de acordo com a prefeitura, a Siurb propôs ao TCU um plano de revisão dos contratos das obras, com aprovação de novo projeto executivo e revisão dos custos.

Em agosto de 2019, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou a retomada da obra.
Além dos problemas de alagamentos, os motoristas reclamavam que são obrigados a lidar com bloqueios, que trazem problemas aos comerciantes e moradores da região.

Continua depois da publicidade

A Gazeta mostrou em reportagens em 2017, 2018 e 2019 os problemas de enchente e no trânsito causados pela paralisação da obra. Em março de 2019, o dono de uma oficina mecânica reclamou do desvio.

"Não tem explicação existir esse bloqueio há tanto tempo. Nada justifica esse desgaste aos motoristas para fazerem essa volta toda. Todo mundo reclama da interdição", disse o mecânico, que também destacou que enchentes violentas são constantes na avenida.

O córrego Zavuvus também recebe obras de saneamento pela Sabesp, para ajudar na promessa do governador João Doria (PSDB) de entregar o rio Pinheiro despoluído até dezembro de 2022.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados