A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 02 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Memórias de Porto Feliz

A praça da Matriz no início do século vinte

Atual Praça Dr. José Sacramento e Silva foi e continua sendo o palco de uma gama de acontecimentos ligados à vida dos porto-felicenses

Maria Eduarda Guimarães

30/09/2022 às 12:24  atualizado em 30/09/2022 às 12:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A Praça da Matriz em Porto Feliz

A Praça da Matriz em Porto Feliz | Luís Puglia/Acervo do Professor Roberto Prestes de Souza

A foto já castigada pela ação implacável do tempo que não para no porto, não apita na curva e não espera ninguém, mostra a atual Praça Dr. José Sacramento e Silva – A Praça da Matriz -, nos primórdios do século vinte.  Esse rossio que já teve a denominação de Praça Dr. Novelli Júnior, é o principal logradouro público do Município de Porto Feliz, e integra o conjunto arquitetônico da região central da cidade, juntamente com a secular Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens inaugurada no dia 09 de outubro de 1750. 

Continua depois da publicidade

A praça é um espaço urbano livre de edificações, que valoriza o meio ambiente natural, bem como possui objetos referenciais estéticos e simbólicos na paisagem da cidade, com as funções de socializar, integrar e proporcionar lazer à comunidade local e aos turistas. 

Nesse conceito a atual Praça Dr. José Sacramento e Silva, ao longo da sua tradicional história, foi e continua sendo o palco de uma gama de acontecimentos diretamente ligados à vida dos cidadãos porto-felicenses.  Nessa praça ocorreram e ainda são realizadas as retretas e tantas outras manifestações cívico-culturais, que marcaram e continuarão marcando a vida da nossa terra e da nossa gente. 

Antes de se tornar uma praça pública esse imóvel serviu como Cemitério Municipal até o dia 1º de agosto de 1828, quando por determinação da Câmara de Vereadores os corpos que se encontravam sepultados no perímetro da Igreja Matriz, bem como os que jaziam no atual Largo da Penha e no Largo da Estação, foram transferidos para a Necrópole da Vila de Porto Feliz, no mesmo local onde se encontra instalado o Cemitério Municipal Velho na Rua Adhemar de Barros. 

Continua depois da publicidade

Apreciando a foto podemos ver, ao fundo, o imponente casarão infelizmente já demolido, que foi sede da Câmara de Vereadores instalada no dia 22 de dezembro de 1797. Esse majestoso prédio serviu, posteriormente, como residência da família do Sr. Aquiles Jorge de Oliveira, um dos fundadores do Esporte Clube União e Intendente Municipal.  À direita podemos verificar o imóvel que, devidamente reformado, abriga atualmente a Escola São José. 

Observem que naqueles velhos e românticos tempos a praça era cercada por belos gradis de ferro e seus vistosos portões, sob responsabilidade dos gestores municipais, tinham horários determinados para abertura e fechamento!  Notem a beleza do coreto e do casario que existia ao redor do adro, bem como o encanto dos canteiros muito bem cuidados e alinhados que ornamentavam a Praça da Matriz! Oh linda Terra de Araritaguaba / Das noites enluaradas / A reviver nas bandeiras / As tuas glórias passadas!

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados