Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Alerta de risco para incêndios no estado de São Paulo continua ativo pela Defesa Civil
Continua depois da publicidade
São Paulo está com a pior qualidade do ar pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (10/9) | Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo está com a pior qualidade do ar pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (10/9), entre 120 cidades do mundo monitoradas pelo site suíço IQAir, assim como na segunda (9/9).
Continua depois da publicidade
A situação é consequência do tempo seco, ventos fracos, calor e grande incidência de queimadas em todo o Estado. Equipes da Defesa Civil de São Paulo tentam controlar 13 focos de incêndio no estado de São Paulo, na manhã desta terça-feira (10). Já havia 48 municípios em alerta máximo para queimadas, segundo o órgão, na segunda (9/9).
De acordo com boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), das 22 estações de monitoramento instaladas na capital paulista, somente duas apresentavam qualidade do ar “moderada”, dez registravam o ar como “muito ruim” e outras dez estão “ruim”.
Essas classificações são os últimos estágios em uma escala de cinco níveis que medem a concentração de poluentes atmosféricos. Isso porque as partículas poluentes não conseguem se dissipar, devido às condições meteorológicas.
Continua depois da publicidade
Essas partículas minúsculas são muito prejudiciais à saúde, porque podem entrar no sistema respiratório e aumentar os riscos de doenças cardíacas e pulmonares. Em agosto deste ano, Jundiaí registrou a pior qualidade do ar do interior de São Paulo.
Os incêndios florestais que atingem o estado de São Paulo desde o mês passado mantêm municípios em alerta máximo para novos focos de calor.
Segundo o Climatempo, a onda de calor que se instalou sobre o País deve continuar tecnicamente até o dia 20 de setembro.
Continua depois da publicidade
Essa semana ainda será marcada por temperaturas extremamente elevadas no Brasil. Com termômetros que devem passar os 30°C na capital paulista.
O governo de São Paulo anunciou algumas recomendações para a população em casos de queimadas. Veja:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade