Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Bandeira atinge o mais alto patamar após passar período na cor verde
Continua depois da publicidade
Aneel aciona bandeira vermelha e conta de luz aumenta em setembro | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Se você é daqueles que adora um banho demorado ou deixa o ar-condicionado ligado o dia ou a noite toda, é melhor ficar atento no decorrer deste mês. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última sexta-feira (30/8), que a bandeira sairá do verde para vermelha patamar 2, a mais alta da escala.
Continua depois da publicidade
Essa é a primeira vez em mais de três anos que a tarifa atinge o nível mais elevado. Isso significa que para cada 100 quilowatts-hora (kWh) usados você vai gastar quase o preço de um café gourmet, R$ 7,88, um percentual de 10% a 13%, a depender da média de consumo do cidadão.
O aumento nas contas de luz e a consequente mudança de verde para vermelho ocorre devido ao baixo nível de alguns reservatórios e pela necessidade de ligar usinas termelétricas, que geram um custo maior. Relembre o cenário vivido em agosto, com a bandeira verde.
A medida é uma resposta à combinação de fatores climáticos adversos e à necessidade de acionar usinas termelétricas, que têm um custo de operação mais alto que as hidrelétricas. A seca severa na região Norte e a previsão de chuvas abaixo da média para setembro agravaram a situação, o que afetou a capacidade das hidrelétricas e elevou os custos de geração de energia.
Continua depois da publicidade
A mudança girou a escala de “cabeça para baixo”, estabelecendo seu maior patamar. Veja os patamares das bandeiras tarifárias.
Ao considerar que chuveiro, ar-condicionado, geladeira, freezer e máquina de lavar roupas, entre outros eletrodomésticos, consomem quantidade significativa de energia elétrica, é importante adotar medidas de economia para evitar surpresas na conta de luz no fim do mês.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade