A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 14 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Homem viraliza ao dizer que chocolate tem látex e causa alarme falso

Muitos consumidores ficaram receosos em relação ao processo de fabricação dos chocolates; entenda

Matheus Herbert

10/04/2025 às 12:30  atualizado em 10/04/2025 às 12:38

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Chocolate é uma das paixões da população e não contém látex em sua composição

Chocolate é uma das paixões da população e não contém látex em sua composição | Pixabay

Um vídeo, em que um homem mostra rótulos de embalagens de chocolates e afirma que os produtos contêm látex, viralizou nas redes sociais nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

No vídeo, gravado em frente a uma prateleira de chocolates, o homem diz: “Estou aqui em Belo Horizonte numa loja de grande rede de supermercado. Há poucos dias vi um vídeo, rodando nas redes sociais, mostrando que os chocolates brasileiros, muitos deles, já estão usando látex natural na sua composição. Então, estamos agora consumindo látex natural”, afirma no início do vídeo. 

Na sequência, o internauta complementa: “Natural, porque vem da seringueira, borracha de origem da seringueira. Não é borracha de origem do petróleo, borracha sintética. Mas vem a pergunta: será que isso vai fazer bem para o organismo?”. 

Após o vídeo viralizar, muitos consumidores ficaram receosos em relação ao processo de fabricação dos chocolates no Brasil.

Continua depois da publicidade

A informação de que há látex na composição do chocolate é falsa. A Gazeta explica o motivo da confusão.

Entenda confusão em vídeo 

A palavra látex aparece em embalagens de chocolates, mas o homem interpreta erroneamente a informação.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o consumidor errou na interpretação. O látex mencionado na embalagem é um dos possíveis alergênicos que o chocolate pode conter. Alergênicos são substâncias que podem causar reações graves em pessoas alérgicas. 

Continua depois da publicidade

A Anvisa determina que os fabricantes são obrigados a mencionar na embalagem sobre a presença de alergênicos. 

Ainda segundo a agência, o chocolate não é feito com látex, mas, em alguns casos, a substância pode estar presente em quantidades muito pequenas devido ao processo de produção. 

A Anvisa ainda reforça que o látex natural pode estar presente nos alimentos devido ao seu uso em materiais e utensílios que entram em contato com o alimento, por exemplo: luvas empregadas na manipulação de alimentos, materiais utilizados na selagem de latas, adesivos para selagem a frio, redes utilizadas como embalagens em alguns alimentos e até alguns equipamentos que processam alimentos.

Continua depois da publicidade

Ao portal g1, a Anvisa informou em nota que o consumidor confundiu a declaração sobre a possibilidade de presença residual do látex natural, advertida no rótulo para evitar reações em pessoas alérgicas, com seu uso intencional na formulação dos chocolates”, informou a agência.

Médica reforça 

A médica Elaine Gagete Miranda da Silva, do Departamento Científico de Anafilaxia da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), também reforçou ao g1 que o látex não é acrescentado ao chocolate e não faz parte da composição do produto. Ela explicou que pode haver látex em todos os produtos manipulados com luvas de látex ou borracha.

Atenção aos alimentos 

A reportagem da Gazeta também divulgou recentemente uma pesquisa que mostra os alimentos campeões em agrotóxicos e os riscos para o corpo humano.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados