A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Detran-SP agora tem dublês; entenda

Equipe usa "mapa de calor" para identificar padrões de circulação de veículos suspeitos

Da Reportagem

09/08/2024 às 11:00  atualizado em 09/08/2024 às 12:28

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ao suspeitar de clonagem, dono do veículo deve registrar queixa

Ao suspeitar de clonagem, dono do veículo deve registrar queixa | Reprodução/Artesp

Ao menos um carro clonado, também chamado de dublê, é retirado de circulação das ruas de São Paulo diariamente, desde que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) criou uma Central de Fiscalização de Veículos Dublês, há pouco mais de dois meses.

Continua depois da publicidade

Com cerca de 20 profissionais, a Central tem agilizado soluções às notificações de suspeitas de clonagem feitas pelos cidadãos, fornecendo informações complementares decisivas para a apreensão dos veículos irregulares pelas polícias Civil e Militar.

De acordo com o órgão, cerca de 70 casos já foram resolvidos. A equipe usa um “mapa de calor” para identificar os padrões de circulação dos veículos suspeitos, o que facilita a captura. 


Com essa abordagem, problemas que antes poderiam levar até um ano para serem resolvidos, agora são solucionados em apenas quatro dias.

Continua depois da publicidade

Ao suspeitar de clonagem, o dono do veículo deve registrar queixa e apresentar os documentos pessoais e originais do carro. Além de fotos laterais, traseira e dianteira do veículo, vistoria válida, assim como multas indevidas que tenham levado à suspeita.

A denúncia pode ser feita em qualquer unidade do Poupatempo ou Detran-SP, e é encaminhada para a equipe especializada da Central.

Quando uma denúncia é registrada, em no máximo dois dias a Central verifica se houve algum erro de digitação ou no sistema, segundo Detran-SP. Se não for o caso, eles levantam outras infrações relacionadas ao veículo suspeito.

Continua depois da publicidade

A Central também usa a ferramenta Alerta Brasil, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para rastrear veículos furtados. 

Ao cruzar os dados, com ajuda de inteligência artificial, montam um “mapa de calor” para indicar os possíveis locais onde o veículo clonado pode estar, o que facilita a ação da polícia.

A Central de Dublês beneficia tanto proprietários de veículos clonados quanto quem teve o veículo furtado. Além disso, tem revisado denúncias de até seis meses sem solução. 

Continua depois da publicidade

Esse serviço faz parte de uma transformação digital mais ampla do Detran-SP, que criou 11 Centrais Estaduais para padronizar e agilizar o atendimento ao público.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados