Entre em nosso grupo
2
Política
Eleitor pode pedir voto, usar camisa, fazer discursos ou usar bandeiras de seus candidatos preferidos? Entenda regras
Continua depois da publicidade
Próximas eleições vão escolher prefeitos e vereadores | Fernando Frazão/Agência Brasil
Os eleitores devem seguir uma série de regras para as eleições pelo Brasil - as próximas são para escolher os prefeitos e vereadores que representarão cada um dos 5.569 municípios do País pelos próximos 4 anos. Veja o que é permitido e proibido no dia de ir às urnas.
Continua depois da publicidade
No dia da eleição (que neste ano será realizado em 6 de outubro e, em caso de segundo turno, em 27 de outubro), os eleitores podem manifestar a preferência política, desde que de forma individual e silenciosa.
A demonstração de apoio a um candidato, partido, coligação ou federação está liberada por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
A aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda política, por outro lado, é vedada pela legislação eleitoral. Também é proibida a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado.
Continua depois da publicidade
É expressamente proibida a distribuição de camisetas com propaganda eleitoral.
Já é considerada crime no dia das eleições uma série de atitudes. Veja quais:
Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, os servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores são proibidos de usar ou portar qualquer objeto que tenha propaganda eleitoral.
Continua depois da publicidade
Qualquer cidadão que tiver conhecimento de infração penal deve comunicar ao juízo da zona eleitoral onde a irregularidade foi verificada. A denúncia de qualquer conduta ilícita eleitoral também poderá ser feita.
As denúncias podem ser feitas por meio do sistema Pardal, disponível no site do TSE e dos TREs, ou pelo aplicativo Pardal, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).
Essas plataformas permitem que os eleitores relatem infrações de maneira prática e segura.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade