Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Foi emitido um alerta antes do impacto; não há mortos até o momento
Continua depois da publicidade
VÍDEO: Ponte cai nos EUA e governador chama tripulantes de heróis | Agência Efe/Folhapress
Uma ponte desabou, nesta terça-feira (26), após colisão com um porta-contêiner na cidade de Baltimore, em Maryland, nos EUA. Antes do impacto, os tripulantes do cargueiro avisaram as autoridades que haviam perdido o controle do navio, segundo o governador Wes Moore.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
O governador de Maryland, Wes Moore, chamou os funcionários de ''heróis''.
Continua depois da publicidade
Com a batida, a ponte Francis Scott Key caiu no rio Patapsco. Duas pessoas foram resgatadas com vida do rio, outras ainda não foram localizadas. Não há registro de mortes até o momento. As informações são do "G1".
Segundo o governador, a tripulação emitiu um alerta de “Mayday” antes do acidente, que permitiu o bloqueio parcial do tráfego na ponte. Oito trabalhadores, carros com pessoas dentro e uma grande carreta estavam na estrutura no momento da queda.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
"Somos gratos porque, entre o 'mayday' e o colapso da ponte, agentes puderam interromper o fluxo de tráfego. Dessa forma, havia menos carros na ponte", declarou Moore.
Segundo o FBI e o secretário nacional de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, não se trata de um ato terrorista, nem de algo intencional.
O incidente aconteceu durante manobra para deixar o porto de Baltimore, os propulsores do navio pararam de funcionar e os tripulantes perderam o controle.
Continua depois da publicidade
O navio, batizado de Dali, vinha de Singapura em direção ao Sri Lanka. Havia 22 pessoas na embarcação, incluindo dois pilotos.
Segundo o site MarineTraffic, o cargueiro tem 300 metros de comprimento e 48 de largura.
De acordo com a CNN, a empresa que operava o navio, a Synergy, estava a serviço da Maersk. Nenhum membro da tripulação ficou ferido, segundo informações da operadora.
Continua depois da publicidade
A Autoridade de Transporte de Maryland bloqueou todas as vias próximas a ponte. O tráfico naval no porto de Baltimore também foi suspenso.
Os responsáveis pela aviação nos EUA também bloquearam o espaço aéreo, drones particulares não poderão sobrevoar a região.
O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência após o incidente.
Continua depois da publicidade
Com quase 3 quilômetros de extensão, a ponte tinha 4 pistas e ficava cerca de 55 metros acima do rio Patapsco.
A ponte, inaugurada em 1977, leva o nome do autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos. Segundo estudiosos, Francis Scott Key escreveu os versos após presenciar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore.
*Texto sob supervisão de Bruno Hoffmann
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade