A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Torcedores são condenados após cometerem racismo com Vini Jr

Condenação ocorreu pela primeira vez na Espanha; insultos aconteceram em maio do ano passado no estádio Mestalla

Monise Souza

10/06/2024 às 13:28  atualizado em 10/06/2024 às 15:34

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Torcedores são condenados após cometerem injúrias raciais contra jogador Vini Jr.

Torcedores são condenados após cometerem injúrias raciais contra jogador Vini Jr. | Reprodução/Instagram

Na manhã desta segunda-feira (10),a Justiça da Espanha anunciou a prisão de três torcedores do Valencia por insultos racistas contra o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid. 

Continua depois da publicidade

O trio foi condenado a oito meses de prisão, além serem banidos por dois anos dos estádios, também terão que arcar com as custas do processo.

Os torcedores oram considerados culpados na acusação de delito contra a integridade moral, com agravante de discriminação por motivos racistas. Os insultos aconteceram em maio do ano passado no estádio Mestalla.

Nas redes sociais Vini Jr declara que muitos pediram que ele ignorasse o ocorrido.

Continua depois da publicidade

"Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas jogar futebol. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos", escreveu o jogador.

Sentença inédita

Segundo a LaLiga, responsável pelo campeonato espanhol, esta é a primeira vez que há uma sentença condenatória para casos de racismo na Espanha. Os três acusados foram considerados culpados de “delito contra a integridade moral do art. 173.1 do Código Penal com agravante de discriminação por motivos racistas (art. 22.4 do Código Penal)”. 

De acordo com o portal AS, os acusados leram uma carta com um pedido de desculpas a Vini Jr. O presidente da LaLiga, Javier Tebas, disse que a decisão mostra que a Espanha é um país que garante o cumprimento das leis e que espera que a legislação evolua para esses casos, e comemorou a condenação.

Continua depois da publicidade

“Esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Júnior e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar que LaLiga irá detectá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais”.

Ocorrido

O caso aconteceu em 21 de maio de 2023 durante uma partida entre Real Madrid e Valencia. Na época, o jogo foi interrompido por cinco minutos. O atacante ouviu diversos torcedores do time da casa ofendendo, com gritos de "mono"macaco, em espanhol.

Depois de uma denúncia da La Liga, os torcedores que insultaram Vini Jr foram identificados a partir de imagens das câmeras de segurança do estádio.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados