Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Informação foi revelada nesta segunda-feira (3) pelo jornal The New York Times
Continua depois da publicidade
Donald Trump | Reprodução/Instagram
A Procuradoria-Geral do estado de Nova York intimou os dois filhos mais velhos do ex-presidente americano Donald Trump a prestarem depoimento sobre uma investigação que apura supostas manobras financeiras ilegais por parte da Trump Organization, conglomerado que reúne vários negócios da família.
Continua depois da publicidade
A informação foi revelada nesta segunda-feira (3) pelo jornal The New York Times, com base na abertura do processo. Em dezembro, a publicação já havia noticiado que a procuradora-geral, Letitia James, intimara o ex-presidente a prestar depoimento até o próximo dia 7.
Os advogados da família, porém, tentavam impedir os depoimentos de Trump e de seus filhos Donald Jr., 44 e Ivanka, 40. O terceiro filho mais velho do republicano, Eric Trump, 37, já foi interrogado pela procuradoria em outubro de 2020.
Continua depois da publicidade
Os advogados da família do ex-presidente acusam James -que é filiada ao partido Democrata- de agir com motivações políticas ao conduzir as investigações. O argumento ganhou força quando a procuradora-geral anunciou, em outubro, que concorreria às primárias democratas para o governo de Nova York; semanas depois, ela desistiu da candidatura.
James também conduziu uma investigação que apurava supostos assédios sexuais cometidos pelo ex-governador do estado, o democrata Andrew Cuomo. A constatação de que ele havia assediado 11 mulheres ocasionou a renúncia do político, até então um dos principais nomes do partido.
No processo envolvendo a família Trump, os investigadores suspeitam que o ex-presidente aumentou, ilegalmente, o valor de seus ativos para garantir vantagens em empréstimos bancários, ao mesmo tempo em que diminuiu em outras ocasiões para reduzir seus impostos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade